4 formas de utilizar o conteúdo gerado pelos usuários do seu produto - Agência Converse

4 formas de utilizar o conteúdo gerado pelos usuários do seu produto

O engajamento é uma palavra-chave nas atuais estratégias de marketing digital. Além da atração de novos visitantes por meio de conteúdos relevantes e o incentivo à interação pelas redes sociais ou por blogs, o conteúdo gerado pelos usuários tem sido um recurso de grande importância para promover uma marca e criar interesse nela.

Você conhece esse tipo de prática? Quer saber como funciona? Confira em nosso post e não fique de fora!

Por que usar o conteúdo gerado pelos usuários

O ator americano Joseph Gordon-Levitt criou, em 2005, um site chamado HitRecord. Esse site hospeda projetos de arte de diversas áreas, que são construídos por meio de contribuições de pessoas criativas. O site já lançou filmes, CDs, livros, entre outros, somente por meio de conteúdo gerado por uma infinidade de usuários do mundo todo.

No marketing, o princípio é o mesmo: a interação com a marca e a chance de o usuário ter mais visibilidade é um incentivo para que usuários produzam conteúdo para a empresa. Por meio disso, você incentiva um engajamento em um nível mais intenso, bem como a identificação do seguidor com a marca, e acaba com maior conteúdo nas mãos.

Outro ponto importante: a atual geração de consumidores leva mais em consideração a palavra de outros consumidores do que a da própria empresa em sua jornada de compra. Portanto, é importante publicar feedbacks de clientes satisfeitos para reforçar a mensagem da empresa.

Agora que você já sabe os motivos para apostar no conteúdo gerado pelos usuários, veja as formas mais utilizadas a seguir.

Como utilizar o recurso: 4 formas

1. Avaliações do produto

Isso é muito bem operacionalizado caso seu negócio se desenvolva em plataforma e-commerce. Esses modelos costumam conter uma ferramenta de avaliação para cada produto, e é importante incentivar seus clientes a avaliarem um produto comprado.

Além de gerar uma boa impressão em visitantes da página, é uma estratégia importante de SEO, pois é uma informação a mais que o Google avalia de forma positiva no momento do rankeamento.

Não se tratando de e-commerce, depoimentos de clientes satisfeitos na página da empresa ou nas redes sociais cumprem igualmente bem a função.

2. Republicações

Alguém marcou e elogiou sua empresa em um post no Facebook? Postaram uma foto com um produto seu no Instagram? Compartilhe e reposte!

Esse tipo de publicidade é extremamente ágil e eficiente. Em primeiro lugar, a interação com o usuário é importante para fidelizá-lo como cliente. Em segundo, você está mostrando para outros clientes em potencial que seu produto é bom e que agradou outras pessoas.

3. Noções de palavras-chave

Conteúdo gerado pelos usuários também pode ser fonte de pesquisa. Examine os comentários e as discussões que seus seguidores têm postado nas páginas do negócio e extraia informações importantes sobre seu comportamento. Havendo um problema recorrente em discussão, ou determinado tema, direcione seu conteúdo de acordo.

4. Campanhas de interação

Quer gerar bastante movimento em sua rede social? Seguem algumas sugestões:

  • divulgue que compartilhará fotos, vídeos, relatos, etc, de usuários que tenham algo a ver com a marca;
  • crie enquetes para o direcionamento de um conteúdo, ou de como desenvolver certas características de um produto, por exemplo;
  • faça uma pergunta aos usuários e junte as respostas em uma campanha publicitária (como fez o Spotify).

Os exemplos são vários e dependem de como sua marca interage com o público e das possibilidades que seus produtos oferecem. Um pouco de criatividade te apontará o caminho certo.

Apostar no conteúdo gerado pelos usuários é uma estratégia chave para promover sua marca de uma forma que crie confiança em clientes em potencial. Ao divulgar opiniões favoráveis e a identificação de pessoas com a marca, além de incentivar a interação por meio da criação de novos conteúdos, sua empresa tem maiores chances de se destacar no meio digital.

Falando em conteúdo, não deixe de se aprofundar um pouco mais no marketing digital e ler nosso post sobre as diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing offline, e saiba qual deles contratar!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]