5 fatores que otimizam seus resultados de marketing digital - Agência Converse

5 fatores que otimizam seus resultados de marketing digital

Você já sabe que o marketing online se tornou praticamente obrigatório para empresas de todo o porte. Todo mundo está na internet e é importante montar uma estratégia eficiente para garantir bons resultados de marketing digital.

Algumas medidas podem te ajudar a desenvolver melhor seu marketing no ambiente virtual e atrair mais clientes para o seu negócio. Conheça agora 5 fatores que otimizam os resultados de suas campanhas!

1. Definir uma persona

Saber com quem a sua empresa quer falar é o primeiro passo para que a sua estratégia dê certo. Você precisa conhecer seus possíveis clientes, saber o que eles procuram e como podem achar seu negócio.

Ao contrário do marketing comum, quando se conhece apenas o público-alvo, o marketing digital trabalha com personas. Graças à internet, ficou muito mais fácil coletar dados sobre os hábitos de pesquisa e de compras. Essas informações são utilizadas para definir uma ou algumas personas para o seu negócio.

As personas costumam ter nome, idade, formação, cargo e aspirações definidas e, assim, é possível direcionar todo o seu conteúdo para esse perfil. Por isso, ao utilizar a persona, o marketing se torna muito mais efetivo.

2. Fortalecer a presença digital

Inevitavelmente, quem não está na internet não será encontrado nem lembrado. No entanto, fazer parte do universo da web é muito mais do que apenas ter um site e um perfil nas redes sociais – você deve trabalhar para ter uma presença online realmente forte.

Para isso, é importante produzir conteúdo de qualidade e oferecer uma boa experiência aos usuários. Nesse aspecto, o marketing de conteúdo, o investimento em mídias, campanhas de links patrocinados e as estratégias de redes sociais têm papel importante.

Essas ferramentas serão suas aliadas para fortalecer sua marca no ambiente digital e engajar mais pessoas.

3. Utilizar o funil de vendas de forma adequada

A presença digital é fundamental, mas ter muitas visitas, curtidas ou compartilhamentos não necessariamente leva a um grande número de vendas. Por isso, o funil de vendas deve ser utilizado de forma adequada.

Ferramentas como o Analytics podem ser usadas para entender quais palavras-chave fazem mais sentido para o seu negócio, como as pessoas encontram seu site ou blog e como elas se comportam dentro dele.

Também podem ser realizados testes e pesquisas para saber quais fatores foram determinantes para a decisão de compra dos clientes. O importante é que a empresa entenda como converter visitas em leads, prospects e clientes, chegando, finalmente, ao fundo do funil.

4. Determinar metas e objetivos

Antes de começar as ações, é preciso saber onde a empresa quer chegar com o marketing digital. O objetivo final quase sempre é vender mais, mas como vocês querem fazer isso? Crescendo o número de fãs numa rede social? Aumentando a frequência de compra no e-commerce? Elevando o valor médio de compra de cada cliente?

Defina metas e objetivos bem claros – além de prazos para alcançá-los – e, dessa maneira, você será capaz de traçar ações mais efetivas.

5. Acompanhar os resultados de marketing digital

Além de ter metas e objetivos, também é essencial acompanhar e checar os resultados. Acompanhar os resultados regularmente permite que a empresa entenda quais ações trazem mais retorno e o que funciona melhor para as suas personas.

Ao acompanhar regularmente os resultados de marketing, você também saberá o quanto ele é decisivo para as vendas e poderá mostrar exatamente qual o papel dele nos números da empresa.

E você, tem mais alguma estratégia para otimizar os resultados de marketing digital? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]