Dados de redes sociais: como usá-los em uma estratégia de marketing local? - Agência Converse

Dados de redes sociais: como usá-los em uma estratégia de marketing local?

As informações que o seu público-alvo compartilha nas redes sociais podem trazer o fator competitivo que faltava para os negócios expandirem. Elas são essenciais para garantir que as melhores decisões sejam tomadas na hora de planejar e executar uma estratégia de marketing local.

Confira!

Bem-vindo à era dos dados

“A informação é o petróleo do século 21 e a análise é o motor à combustão”, de acordo com Peter Sondergaard, pesquisador da famosa consultoria de tecnologia Gartner Research.

Mais de 90% de todos os dados armazenados na história da humanidade foram gerados apenas nos últimos 6 anos, segundo a IBM. E as redes sociais têm um papel fundamental nisso.

Não perca tempo e aprenda de uma vez por todas em como usar esse cenário a favor dos negócios.

A importância dos dados em uma estratégia de marketing local

E se você pudesse conhecer todos os seus clientes como se estivesse em um pequeno comércio de bairro? Você saberia os hábitos de consumo de cada cliente e, por isso, ofereceria uma experiência personalizada para cada um deles? Ou realizaria as ofertas e promoções certas, no momento certo, para garantir a fidelidade do consumidor?

Graças às mídias sociais, esse tipo de situação também é possível para grandes e médias empresas, com uma grande cartela de clientes.

Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam, frequentemente, ao menos uma plataforma de rede social. Entre eles, com certeza, está um número considerável dos seus clientes que utilizam esses espaços virtuais para compartilharem histórias, preferências e, mesmo que sem querer, seus hábitos de consumo — informações valiosíssimas que podem ser extraídas e utilizadas a favor das vendas.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Columbia Business School, 91% dos gestores de marketing acreditam que marcas de sucesso usam dados dos clientes para orientar decisões estratégicas.

Como usar os dados de redes sociais em uma estratégia de marketing local

O primeiro passo é procurar uma ferramenta para fazer o monitoramento das mídias sociais e realizar a extração de dados.

Concentre-se nos dados que realmente podem ajudar a atingir os objetivos estratégicos da empresa. Procure por indícios que ajudem a conhecer melhor o perfil do seu público, como dados demográficos e de consumo, ou que ajudem a identificar as tendências do mercado.

Os dados demográficos e de consumo vão auxiliar a descobrir qual é o público que deve ser atingido pela sua campanha de marketing local, além de possibilitarem localizar quais são os gargalos de comunicação que precisam ser resolvidos.

As análises de mercado permitem que a equipe de marketing consiga montar cenários mais precisos no curto e no longo prazo e, assim, se colocarem sempre a um passo à frente dos concorrentes.

E esses são apenas alguns dos benefícios que os dados podem proporcionar aos negócios.

O uso de dados em processos de tomada de decisão

O uso correto de análises estratégicas baseadas em dados representam uma oportunidade única de otimizar esforços, economizar tempo e realizar melhores negócios.

É a alternativa perfeita para quem deseja aumentar a agilidade nos fluxos de tomada de decisão, que muitas vezes sofrem entraves devido à burocracia ou à insegurança dos profissionais responsáveis.

Mesmo em um cenário utópico, no qual o responsável pelo planejamento das estratégias de marketing seja o profissional mais bem preparado do mundo e infalível, ele ainda precisará justificar suas escolhas diante dos clientes e da própria equipe.

Use as análises baseadas em dados de redes sociais para conseguir embasar suas escolhas e ganhe argumentos concretos e comprovados estatisticamente para convencer a todos de que você está tomando a melhor decisão com base em fatos, e não em achismos.

Ainda aí? Está esperando o quê? Corra atrás dos dados dos seus clientes nas redes sociais e use essas informações para elaborar estratégias de marketing local mais eficientes!

Não sabe como melhorar sua estratégia de marketing local? Inove e procure soluções que se encaixem ao seu contexto. Veja como o Geomarketing pode ajudar você!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

7 dezembro

A Converse apoia e acelera empreendedores e startups de alto impacto.

Aqui na Converse, a gente acredita que compartilhar conhecimento é uma excelente forma de fomentar o crescimento dos negócios. Por isso, para fechar o ano com chave de ouro, aceitamos o convite de participar de alguns projetos que têm a intenção de desenvolver, apoiar e acelerar negócios e startups baianas. Assim, reunimos alguns deles para […]

certificacao-hubspot

29 maio

Certificação Hubspot em Inbound Marketing.

A Hubspot é a maior referência em Inbound Marketing, por conta disso, a certificação Hubspot é muito importante para todo o profissional de marketing que deseja trabalhar, ou que já trabalha com Inbound Marketing. As aulas para a certificação Hubspot em Inbound Marketing são bem completas, pois além da metodologia Inbound aborda assuntos como SEO, […]

call-tracking-o-que-e-e-como-funciona

22 maio

Call Tracking, o que é e como funciona

Call Tracking é uma maneira de ter um controle maior sobre a sua equipe de vendas e mensurar o retorno do seu investimento em marketing tradicional (mídia impressa, outdoor, televisão, rádio), pois essas estratégias são mais complicadas de tangibilizar o resultado.  Com essa estratégia, também é possível contabilizar as ligações recebidas através de todas as […]