As informações que o seu público-alvo compartilha nas redes sociais podem trazer o fator competitivo que faltava para os negócios expandirem. Elas são essenciais para garantir que as melhores decisões sejam tomadas na hora de planejar e executar uma estratégia de marketing local.
Confira!
“A informação é o petróleo do século 21 e a análise é o motor à combustão”, de acordo com Peter Sondergaard, pesquisador da famosa consultoria de tecnologia Gartner Research.
Mais de 90% de todos os dados armazenados na história da humanidade foram gerados apenas nos últimos 6 anos, segundo a IBM. E as redes sociais têm um papel fundamental nisso.
Não perca tempo e aprenda de uma vez por todas em como usar esse cenário a favor dos negócios.
E se você pudesse conhecer todos os seus clientes como se estivesse em um pequeno comércio de bairro? Você saberia os hábitos de consumo de cada cliente e, por isso, ofereceria uma experiência personalizada para cada um deles? Ou realizaria as ofertas e promoções certas, no momento certo, para garantir a fidelidade do consumidor?
Graças às mídias sociais, esse tipo de situação também é possível para grandes e médias empresas, com uma grande cartela de clientes.
Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam, frequentemente, ao menos uma plataforma de rede social. Entre eles, com certeza, está um número considerável dos seus clientes que utilizam esses espaços virtuais para compartilharem histórias, preferências e, mesmo que sem querer, seus hábitos de consumo — informações valiosíssimas que podem ser extraídas e utilizadas a favor das vendas.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Columbia Business School, 91% dos gestores de marketing acreditam que marcas de sucesso usam dados dos clientes para orientar decisões estratégicas.
O primeiro passo é procurar uma ferramenta para fazer o monitoramento das mídias sociais e realizar a extração de dados.
Concentre-se nos dados que realmente podem ajudar a atingir os objetivos estratégicos da empresa. Procure por indícios que ajudem a conhecer melhor o perfil do seu público, como dados demográficos e de consumo, ou que ajudem a identificar as tendências do mercado.
Os dados demográficos e de consumo vão auxiliar a descobrir qual é o público que deve ser atingido pela sua campanha de marketing local, além de possibilitarem localizar quais são os gargalos de comunicação que precisam ser resolvidos.
As análises de mercado permitem que a equipe de marketing consiga montar cenários mais precisos no curto e no longo prazo e, assim, se colocarem sempre a um passo à frente dos concorrentes.
E esses são apenas alguns dos benefícios que os dados podem proporcionar aos negócios.
O uso correto de análises estratégicas baseadas em dados representam uma oportunidade única de otimizar esforços, economizar tempo e realizar melhores negócios.
É a alternativa perfeita para quem deseja aumentar a agilidade nos fluxos de tomada de decisão, que muitas vezes sofrem entraves devido à burocracia ou à insegurança dos profissionais responsáveis.
Mesmo em um cenário utópico, no qual o responsável pelo planejamento das estratégias de marketing seja o profissional mais bem preparado do mundo e infalível, ele ainda precisará justificar suas escolhas diante dos clientes e da própria equipe.
Use as análises baseadas em dados de redes sociais para conseguir embasar suas escolhas e ganhe argumentos concretos e comprovados estatisticamente para convencer a todos de que você está tomando a melhor decisão com base em fatos, e não em achismos.
Ainda aí? Está esperando o quê? Corra atrás dos dados dos seus clientes nas redes sociais e use essas informações para elaborar estratégias de marketing local mais eficientes!
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