3 métricas de redes sociais que você precisa acompanhar agora mesmo.
Métricas de redes sociais

3 métricas de redes sociais que você precisa acompanhar agora mesmo

O marketing digital oferece diversas possibilidades bem atraentes para as marcas impactarem seu público e aumentarem sua visibilidade. Mas, para ter certeza de que você está no caminho certo, precisa analisar as métricas de redes sociais corretas.

Essas plataformas são decisivas para entrar em contato com seu público, mas somente trazem resultados quando uma estratégia de qualidade é implementada. O melhor meio para isso é analisar suas métricas e tomar decisões a partir delas.

Além de existirem várias redes sociais, nem todas as métricas têm o mesmo peso para as diferentes plataformas: que é importante em uma pode não ser tão decisiva na outra. Ao saber dessas particularidades, você se torna capaz de observar os números certos para otimizar sua estratégia.

Conheça agora as métricas de redes sociais que você precisa acompanhar nas 3 principais plataformas!

1. Facebook

A maior rede social do mundo tem cerca de 1,8 bilhão de usuários, portanto, pode sempre oferecer uma base de público bem vasta para a sua marca. No entanto, olhar só para a audiência não é o suficiente.

Há algumas das métricas de redes sociais que conseguem apontar o quão perto você está dos seus objetivos, por isso você deve acompanhá-las no Facebook. Por exemplo, a taxa de cliques mostra o quanto de tráfego você conseguiu enviar para a sua oferta.

Para que seja possível conquistar cada vez mais leads dessa forma, você precisa publicar conteúdo que atraia atenção e gere engajamento. No Facebook, quanto mais alcance um post consegue, maiores são suas chances de receber ainda mais visibilidade. Portanto, implemente todas as estratégias necessárias para que o seu conteúdo seja bem recebido.

2. Instagram

Nessa rede social, o contato com o público também deve ser o foco da sua análise de métricas de redes sociais. Além de conferir curtidas e comentários, acompanhe as visualizações em vídeos e stories.

É importante ficar de olho no crescimento da base de usuários do perfil. Enquanto no Facebook é mais fácil atingir gente que ainda não tem contato com sua marca, no Instagram o foco está na sua audiência já conquistada.

Como o uso de hashtags é bem forte nessa plataforma, vale a pena observar o quanto o volume delas consegue entregar engajamento extra ao seu conteúdo. Intensifique a sua estratégia caso seja necessário.

3. Twitter

Focado em atualizações rápidas e em tempo real, o Twitter é uma rede social que oferece dados bastante ricos para melhorar a sua estratégia. Para isso, é preciso observar as métricas certas.

Comece monitorando o número de seguidores do seu perfil. Lembre-se também de observar o alcance de cada post, já que retweets e replies facilitam a entrega deles a quem ainda não segue a conta.

Um dos principais focos do Twitter está na publicação de links. Portanto, uma das métricas de redes sociais que você mais precisa observar no Twitter é a taxa de cliques. O seu objetivo deve sempre ser o de direcionar o máximo de tráfego possível.

Agora você já tem todas as informações que precisa para analisar as métricas de redes sociais certas e melhorar cada vez mais a estratégia digital da sua marca. Para permanecer relevante, a sua estratégia tem que estar em transformação constante: fique de olho nas tendências de mercado e do marketing digital para se antecipar em relação aos seus concorrentes.

Siga a Converse nas redes sociais para ficar sempre por dentro de todas as novidades: acompanhe a página no Facebook e o perfil no Instagram!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

certificacao-hubspot

29 maio

Certificação Hubspot em Inbound Marketing.

A Hubspot é a maior referência em Inbound Marketing, por conta disso, a certificação Hubspot é muito importante para todo o profissional de marketing que deseja trabalhar, ou que já trabalha com Inbound Marketing. As aulas para a certificação Hubspot em Inbound Marketing são bem completas, pois além da metodologia Inbound aborda assuntos como SEO, […]

call-tracking-o-que-e-e-como-funciona

22 maio

Call Tracking, o que é e como funciona

Call Tracking é uma maneira de ter um controle maior sobre a sua equipe de vendas e mensurar o retorno do seu investimento em marketing tradicional (mídia impressa, outdoor, televisão, rádio), pois essas estratégias são mais complicadas de tangibilizar o resultado.  Com essa estratégia, também é possível contabilizar as ligações recebidas através de todas as […]

15 maio

Smarketing: os benefícios de alinhar marketing e vendas

Muitas vezes, as equipes de Marketing e Vendas são times opostos e não compreendem muito bem que a sinergia é fundamental para alinhar as metas dentro de um mesmo funil de vendas. Com o Smarketing, as equipes ficam alinhadas e conseguem trabalhar com uma mesma meta: aumentar a receita da empresa. O que é Smarketing? […]