Mídias sociais para PMEs: por que são tão importantes?

Mídias sociais para PMEs: por que são tão importantes?

No Brasil as redes sociais estão tão espalhadas que, por vezes, confundem-se com a internet em si. Considerando esse cenário, torna-se fundamental entender como pode ser benéfico o uso de mídias sociais para PMEs.

Entre os fatores mais importantes, está a proximidade com seus clientes em potencial, o feedback em tempo real e a possibilidade da criação de um relacionamento cada vez mais próximo com seus usuários. Isso entre tantos outros benefícios.

Considerar e dar a devida importância ao uso das mídias sociais em seu planejamento de marketing digital passa a ser, portanto, um passo fundamental para uma estratégia bem-sucedida.

Por isso, separamos nesse artigo os principais fatores que envolvem o uso das mídias sociais para PMEs. Confira a seguir.

Qual a importância?

Considerando que mais da metade da população, segundo diversas pesquisas, utiliza redes sociais em seu dia a dia, estar nas redes sociais é, antes de qualquer coisa, estar onde seus clientes estão.

Mais do que isso, usar as mídias sociais de maneira efetiva e frequente mostrará a seus clientes que sua empresa está atualizada com novas tecnologias, fazendo parte de seu cotidiano.

Essa proximidade com os clientes também traz diversas novas possibilidades, como a chance de realizar pesquisas de mercado de resposta rápida, e com custo bem abaixo do normal, quando se considera contratar uma empresa especialista nesse tipo de trabalho.

Benefícios do uso de mídias sociais

Baixo custo

Em geral, pequenas e médias empresas não têm grandes verbas para investimento em marketing. As redes sociais, nesse contexto, apresentam uma possibilidade de alto alcance de público, com um custo bastante reduzido quando comparado com outras mídias, principalmente as mais tradicionais, como TV e rádio.

Relacionamento

Como uma ferramenta de publicação de conteúdo e relacionamento contínuo, as redes sociais permitem que as empresas possam divulgar não apenas seus produtos, mas também seus valores, suas crenças e ideais. Assim, a chance de criação de um relacionamento com seu público aumenta consideravelmente.

Segmentação

Nas mídias sociais é possível direcionar a mensagem exatamente para quem estiver dentro do seu público de interesse. Assim, todas as suas mensagens são direcionadas para aqueles que querem ouvi-la e, assim, suas chances de bons resultados também aumentarão significativamente.

Dicas de mídias sociais para PMEs

Entenda quem é seu público

Lembra que falamos de segmentação ainda neste texto? Então, para fazer uma boa segmentação, é essencial saber quem é o seu publico de interesse. Assim, você poderá planejar toda a comunicação totalmente direcionada para esses usuários, aumentando a efetividade de suas ações.

Seja humano

Por mais estranho que pareça dizer isso para um perfil empresarial, é importante lembrar que, em uma rede social, precisamos ser “sociáveis”. Por isso, é fundamental interagir com seus seguidores, responder às suas mensagens e atender às suas solicitações de maneira prestativa e objetiva.

Escolha bem suas redes sociais

Considerando que já entende seu público, você certamente sabe quais redes sociais ele costuma frequentar. Use esse conhecimento a seu favor e limite a sua presença a essas redes. Assim, você economizará tempo e focará seus esforços em canais que realmente lhe trarão resultados.

Contrate um especialista

Se essa não for a sua principal atividade, investir seu tempo na gerência das mídias sociais de sua empresa pode acabar não sendo lucrativo. Por isso, uma boa alternativa pode ser justamente contratar uma empresa especialista no assunto, como uma agência de comunicação. Dessa forma você garante bons resultados em mídias sociais para PMEs, sem afetar a produtividade de seu negócio.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais, para que eles também entendam a importância dessas redes e como elas podem trazer mais resultados para os negócios!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]