Pesquisa de Mercado e seus Benefícios na Estratégia Digital

3 benefícios da pesquisa de mercado em sua estratégia digital

Você sabe o que é pesquisa de mercado? Se não sabe ou nunca atentou para isso, é melhor rever seus conceitos! Como você sabe, todas as decisões tomadas têm algum grau de incerteza, visto que não é possível saber com precisão o que acontecerá no futuro. Isso não deve fazer com que você fique cético ou amedrontado.

Para aumentar a confiança em seu negócio, é necessário fazer um estudo mercadológico que leve em consideração os problemas, oportunidades e quais caminhos você deve seguir. Dessa forma, as chances de erro diminuem e as conversões aumentam.

No post de hoje, você verá quais são os 3 principais benefícios da pesquisa e como isso reflete em todo sua marca. Preparado? Boa leitura!

1. Melhoria na tomada de decisão

Entender o comportamento do consumidor fornece à empresa os dados dos quais ela precisa para tomar as decisões estratégicas. Quando uma instituição não busca informações concretas sobre seu público-alvo, atua apenas de acordo com suas preferências ou opiniões.

Para que as medidas sejam acertadas, é necessário contar com informações objetivas para justificar cada ação tomada. Dessa forma, a chance de que algum erro aconteça é menor. Além disso, a instituição fará um planejamento mais coeso, levando em conta quais são as necessidades de seus consumidores.

2. Comunicação assertiva com o público-alvo

Para se comunicar em uma sociedade plural, deve-se entender de que maneira o público em questão gosta de ser atendido. Enquanto as pessoas mais novas normalmente desejam uma comunicação mais próxima e informal, os mais velhos preferem uma linguagem mais profissional.

Para compreender como seus usuários querem ser tratados, fazer uma pesquisa de mercado é fundamental. Com ela, você também terá noção de quais são os materiais que eles mais apreciam e precisam, como textos, imagens, vídeos e e-books.

Dessa maneira, a chance de seu negócio ser relevante e útil para seus clientes é maior. Consequentemente, sua marca verá aumento na autoridade, refletindo em um maior número de leads e negócios fechados.

3. Aumento na autoridade

Ser autoridade no mercado é essencial para que seus seguidores confiem na sua marca e se proponham, aos poucos, a fazer negócios com a sua empresa. Para isso, as estratégias de marketing mostram que a instituição deve criar conteúdo relevante e útil para os usuários no momento em que eles precisam.

A questão mais importante para isso é: como você pode saber o que é interessante para seu público? A resposta para a pergunta é a pesquisa de mercado. A partir dela, você verá quais são os reais problemas dos seus consumidores e o que eles buscam quando consomem seus serviços.

Depois de realizado o estudo, será muito mais fácil produzir os conteúdos e receber autoridade e visibilidade dos seguidores, uma vez que as demandas nasceram dos próprios internautas e não dos donos do negócio.

Gerir um negócio requer conhecimento e profissionalismo para que ele se mantenha saudável e rentável não só agora, mas também no futuro. Sendo assim, busque não pular etapas, pois elas são úteis para que sua instituição esteja em crescimento.

Depois de efetuar a pesquisa de mercado, você poderá partir para o próximo passo. Veja como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa na prática. Esperamos por você!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]