Pesquisa de Mercado e seus Benefícios na Estratégia Digital

3 benefícios da pesquisa de mercado em sua estratégia digital

Você sabe o que é pesquisa de mercado? Se não sabe ou nunca atentou para isso, é melhor rever seus conceitos! Como você sabe, todas as decisões tomadas têm algum grau de incerteza, visto que não é possível saber com precisão o que acontecerá no futuro. Isso não deve fazer com que você fique cético ou amedrontado.

Para aumentar a confiança em seu negócio, é necessário fazer um estudo mercadológico que leve em consideração os problemas, oportunidades e quais caminhos você deve seguir. Dessa forma, as chances de erro diminuem e as conversões aumentam.

No post de hoje, você verá quais são os 3 principais benefícios da pesquisa e como isso reflete em todo sua marca. Preparado? Boa leitura!

1. Melhoria na tomada de decisão

Entender o comportamento do consumidor fornece à empresa os dados dos quais ela precisa para tomar as decisões estratégicas. Quando uma instituição não busca informações concretas sobre seu público-alvo, atua apenas de acordo com suas preferências ou opiniões.

Para que as medidas sejam acertadas, é necessário contar com informações objetivas para justificar cada ação tomada. Dessa forma, a chance de que algum erro aconteça é menor. Além disso, a instituição fará um planejamento mais coeso, levando em conta quais são as necessidades de seus consumidores.

2. Comunicação assertiva com o público-alvo

Para se comunicar em uma sociedade plural, deve-se entender de que maneira o público em questão gosta de ser atendido. Enquanto as pessoas mais novas normalmente desejam uma comunicação mais próxima e informal, os mais velhos preferem uma linguagem mais profissional.

Para compreender como seus usuários querem ser tratados, fazer uma pesquisa de mercado é fundamental. Com ela, você também terá noção de quais são os materiais que eles mais apreciam e precisam, como textos, imagens, vídeos e e-books.

Dessa maneira, a chance de seu negócio ser relevante e útil para seus clientes é maior. Consequentemente, sua marca verá aumento na autoridade, refletindo em um maior número de leads e negócios fechados.

3. Aumento na autoridade

Ser autoridade no mercado é essencial para que seus seguidores confiem na sua marca e se proponham, aos poucos, a fazer negócios com a sua empresa. Para isso, as estratégias de marketing mostram que a instituição deve criar conteúdo relevante e útil para os usuários no momento em que eles precisam.

A questão mais importante para isso é: como você pode saber o que é interessante para seu público? A resposta para a pergunta é a pesquisa de mercado. A partir dela, você verá quais são os reais problemas dos seus consumidores e o que eles buscam quando consomem seus serviços.

Depois de realizado o estudo, será muito mais fácil produzir os conteúdos e receber autoridade e visibilidade dos seguidores, uma vez que as demandas nasceram dos próprios internautas e não dos donos do negócio.

Gerir um negócio requer conhecimento e profissionalismo para que ele se mantenha saudável e rentável não só agora, mas também no futuro. Sendo assim, busque não pular etapas, pois elas são úteis para que sua instituição esteja em crescimento.

Depois de efetuar a pesquisa de mercado, você poderá partir para o próximo passo. Veja como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa na prática. Esperamos por você!

Maria Luiza

Maria Luiza é COO da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

google shopping o que e, e como funciona

18 Abril

Google Shopping: o que é e como funciona?

A tecnologia é uma grande aliada das lojas virtuais. Aliás, elas nem existiriam se não fosse pelo avanço tecnológico. Hoje, é possível contar com possibilidades cada vez melhores para divulgar os seus produtos e impactar mais clientes em potencial. Para que a sua loja permaneça relevante na internet e fora dela, é preciso conhecer recursos […]

marketing-digital-e-campanhas-de-marketing-quais-sao-as-diferencas

18 Abril

Marketing digital e marketing tradicional: quais são as diferenças?

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores, principalmente com a popularização e o crescente aumento de alcance da internet, é: onde vale mais a pena investir, em campanhas de marketing tradicional ou no marketing digital? Responder essa pergunta não é uma tarefa simples. Pensando nisso, separamos o artigo de hoje para ajudá-lo a entender cada uma […]

marketing-integrado

13 Abril

Marketing Integrado, o que é?

O Marketing Integrado é extremamente importante para que o cliente tenha uma boa experiência nos seus canais de vendas. Imagine que você fez uma compra em um e-commerce, que entregou o produto errado. Você fez a reclamação através de mensagem privada no Facebook, enviou o número do pedido e, algumas horas depois, recebe um e-mail […]