ROI das mídias sociais: como medir? - Agência Converse
ROI das Mídias Socais

ROI das mídias sociais: como medir?

Com 93,2 milhões de usuários de mídias sociais ativos — pessoas que acessam uma rede social ao menos uma vez no mês —, não há como negar a importância de fazer marketing nesses canais no Brasil.

O país tem o maior número de pessoas conectadas nessas plataformas em toda a América Latina, com crescimento anual de quase 8%, de 2015 para 2016. A expectativa para 2017 é chegar aos 97,8 milhões de usuários, e 105 milhões em 2020.

Não é por acaso que os investimentos publicitários em display social (formato que inclui banners e redes sociais) representaram 32,5% de todo o valor de mídia on-line, em 2016, chegando à cifra de R$ 3,8 bilhões.

Contudo, não é suficiente saber onde colocar o dinheiro. É imprescindível saber mensurar os retornos desses investimentos para alinhar estratégicas e corrigir rotas.

Por isso, no nosso artigo de hoje, vamos tratar do ROI de mídias sociais, trazendo algumas dicas de como mensurar o seu investimento nesse canal.

Estabeleça um objetivo mensurável

Essa é, sem dúvida, a primeira ação do seu planejamento para conseguir medir os resultados da campanha de marketing em mídias sociais.

Parece óbvio, mas é comum que os objetivos descritos não sejam realmente mensuráveis em números, como o cliente e o chefe querem ver ao fim da campanha.

Um erro bastante comum é esperar mensurar quantos fãs foram convertidos em consumidores.

Embora esse seja um objetivo válido para o departamento de marketing, ele não é matematicamente mensurável em termos de mídias sociais.

Não há mecanismos disponíveis para que você consiga dizer que a campanha X converteu 100 fãs em consumidores, mas é possível estabelecer outros KPIs que, analisados em conjunto, o ajudam a ter uma ideia mais próxima do resultado de várias ações de marketing.

As métricas de mídias sociais são mais complexas que os da mídia tradicional, por isso é preciso alinhar com clareza o objetivo do que será mensurado para não gerar frustração na equipe e, principalmente, no cliente.

Alguns KPIs mensuráveis:

  • novos seguidores;
  • volume de cliques;
  • aumento de compras no e-commerce;
  • taxa de conversão de cliques em leads;
  • volume de assinatura de newsletter;
  • tempo de permanência no site após direcionamento via redes sociais.

Defina o investimento a ser feito na campanha

Além dos valores que você efetivamente vai investir nos anúncios nas mídias sociais — Facebook Ads, tweets e posts patrocinados etc. —, nesse cálculo também devem entrar o tempo dos profissionais e o valor gasto com as ferramentas utilizadas para construir a campanha.

Para fazer o cálculo da mão de obra, basta multiplicar o custo da hora trabalhada pelo total de horas dedicadas à ação.

Aprenda a mensurar o ROI de mídias sociais

Um dos grandes desafios na hora de mensurar os resultados de mídias sociais é monetizar o retorno. É possível valorar as ações com algumas estratégias:

Cálculo do valor de vida multiplicado pela taxa de conversão

Calcule quanto, em média, a empresa ganha com cada cliente. Use essa quantia para multiplicar e mensurar o potencial do valor de cada lead ou seguidor conquistado com a campanha.

Cálculo de venda média

Sabendo qual o valor da venda média do seu site, é possível saber se houve aumento nesse ganho, no período de veiculação da campanha nas mídias sociais.

Cálculo do custo por mil

Quantifique o gasto com outros tipos de publicidade se você fosse pagar pelo mesmo espaço conseguido com as redes sociais.

Ffórmula para calcular o ROI das mídias sociais

Há uma fórmula bem simples que permite que você saiba quanto o seu investimento em mídias sociais trouxe de retorno:

ROI = (faturamento – investimento)/investimento

Considere os retornos não mensuráveis

Por mais que os números sejam a maneira mais tangível de ver os resultados de um negócio, é importante no planejamento e na análise de resultados das campanhas de mídias sociais não esquecer dos retornos não mensuráveis.

Monitorar o buzz da campanha nos comentários, os retwetts, o reconhecimento da marca e sua autoridade no segmento influenciam outras métricas importantes para a empresa e devem ser reconhecidos.

Esperamos que estas dicas o ajudem no seu ROI de mídias sociais! Não perca nenhum dos nossos posts! Curta a nossa página no Facebook!

Maria Luiza

Maria Luiza é COO da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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