ROI no Marketing Digital - Clique Aqui e Aprenda a Calcular

ROI no Marketing Digital: clique aqui para aprender a calcular

O ambiente digital permite que o setor de Marketing crie e execute diversas estratégias diferentes com foco em atrair novos consumidores e aumentar as vendas e o conhecimento da marca. Porém, sabemos que cada ação representa um investimento financeiro e de tempo da equipe. Por isso, para encontrar as melhores práticas e acompanhar o desempenho, é fundamental calcular o ROI no Marketing Digital.

Então, para ajudá-lo nesse objetivo, montamos este artigo que tratará das melhores maneiras de se calcular esse indicador. Confira!

Por que calcular o ROI no Marketing Digital?

Antes de falarmos sobre como calcular esse importante indicador, precisamos demonstrar o motivo desse trabalho.

Imagine que sua equipe de Marketing tem o objetivo de aumentar as vendas em um certo percentual. Para isso, criou um plano estratégico com duas frentes: patrocinar anúncios no Facebook e investir no Google Adwords. São duas ações interessantes e que podem levar ao resultado desejado, mas como saber qual delas é mais eficiente?

Sem uma análise, você pode acabar investindo mais na ação que proporciona menos resultado. Nesse caso específico, as ações podem ser complementares. Um lead pode ser gerado por um anúncio e convertido no Facebook, por exemplo. Mas vamos isolar as campanhas para entender o comportamento de cada uma, calculando o ROI individualmente:

ROI (%) = [ (Faturamento – Investimento) / Investimento ] x 100

Mas para fazer esse cálculo, o que levar em conta? Para que sua análise se torne mais assertiva, vamos mostrar três dicas para avaliar esse indicador, a seguir.

Como usar o ROI de forma eficiente?

Calcule corretamente o valor investido

Muitos gestores não conseguem utilizar o ROI de forma eficiente porque não sabem exatamente o que deve ser considerado no montante do valor investido. Essa falha compromete a análise e pode levar a decisões equivocadas. É interessante que essa análise seja feita por uma equipe especialista, com a experiência necessária.

Pensando em ROI no Marketing Digital, vários custos devem ser levados em conta, tais como:

  • salário de colaboradores envolvidos;
  • ferramentas usadas para Marketing ou gestão;
  • mídias;
  • despesas adicionais, como internet, telefone e o que mais for aplicável.

Esses custos variam de caso a caso. Levante o que é preciso para colocar a estratégia em prática.

Faça uma análise por campanha

Para calcular o ROI no Marketing Digital, é interessante que se faça uma análise por campanha, a fim de encontrar o que é mais rentável. Por isso, faça testes com diferentes ações, aplicando-as separadamente.

No início do artigo, falamos sobre duas possibilidades no ambiente digital: investimento no Facebook Ads e no Google Adwords. Então, para testar qual delas apresenta melhor retorno no seu caso, crie um planejamento, executando as ações em períodos diferentes.

Dessa forma, sua equipe conseguirá obter resultados interessantes e um plano de ação eficiente.

Crie um plano de ação sobre os resultados

De nada adianta calcular o ROI no Marketing Digital se você não toma uma ação com os resultados. Somente acompanhar o desempenho desse indicador não vai gerar um aproveitamento melhor das oportunidades.

Por isso, analisar esse indicador é tão importante quanto mensurá-lo. A partir do resultado, podemos tirar algumas conclusões. Veja:

  • ROI > 0: Retorno maior que valor investido;
  • ROI = 0: Retorno igual ao valor investido;
  • ROI < 0: Valor investido maior que o retorno.

Porém, mesmo que o ROI tenha sido positivo, há de se avaliar se o retorno foi interessante e se vale a pena ou não investir na estratégia. A comparação do indicador por campanhas permite encontrar as melhores práticas, por isso tem grande importância.

Vamos usar o ROI para embasar as decisões?

Como vimos em nosso artigo, o ROI no Marketing Digital deve ser utilizado como uma ferramenta para indicar a eficiência do plano estratégico e servir como embasamento para tomadas de decisão.

O ambiente online permite criar várias ações, cada uma com grande potencial, mas é preciso avaliar o que realmente dá certo para o seu público-alvo. Por isso, atente-se para as dicas que relatamos e aumente a eficiência da sua equipe. Você terá melhores resultados com maior controle de investimento.

O que achou do nosso artigo sobre como fazer o cálculo do ROI no Marketing Digital? Conhece outras dicas? Então deixe seu comentário no post.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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