SEO: como escrever para as pessoas e otimizar para os buscadores? - Agência Converse

SEO: como escrever para as pessoas e otimizar para os buscadores?

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e isso mudou completamente a forma pela qual boa parte dos consumidores realizam as suas compras nos dias de hoje.

Se há alguns anos eram as empresas que iam atrás dos clientes, hoje em dia elas abusam do SEO para atrair o público para suas lojas. Assim, saber como otimizar conteúdo para buscadores é fundamental para a sua estratégia de marketing digital.

Apesar de essa estratégia já estar bastante difundida nos mais variados segmentos do mercado, o fato é que nem todo mundo sabe como fazer isso do jeito certo. Investir na repetição excessiva de palavras-chave, por exemplo, pode minar a credibilidade e a audiência do seu conteúdo. Confira o conteúdo a seguir e descubra tudo sobre esse tema:

Como muitas empresas fazem o SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optmization) já são uma realidade comum para qualquer empresa que tem consciência da importância dos buscadores — especialmente o Google — no processo de compras dos clientes de hoje. Você, como boa parte dos consumidores, certamente dá uma boa pesquisada na web quando quer comprar algo, não é verdade?

Por isso mesmo, o posicionamento do site e dos produtos na pesquisa é fundamental para o aumento das suas taxas de conversão. O problema é que muitas empresas fazem isso do jeito errado, investindo apenas na repetição excessiva de palavras-chave e esquecendo-se do mais básico: um conteúdo de alto nível para aumentar a sua visibilidade online.

Isso é um tremendo erro, pois um dos principais motivos pelo qual as pessoas preferem as buscas orgânicas é a credibilidade que as marcas transmitem quando estão bem posicionadas. Se o usuário, ao clicar no site da organização, se deparar com artigos de qualidade duvidosa ou baixa relevância, os níveis de confiabilidade simplesmente despencarão.

Dicas para um excelente SEO

Produza conteúdo de alto nível

O primeiro passo para escrever para as pessoas e otimizar para os buscadores é produzir um conteúdo de alto nível. É evidente que você precisa de palavras-chave para um bom posicionamento, mas isso não pode, sob hipótese nenhuma, fazer com que você apresente um material de baixa qualidade.

É fundamental que você tenha relevância com o que escreve e publica, tanto para o seu público-alvo quanto diante da concorrência. Além disso, a periodicidade é essencial: você precisa postar com uma frequência que eduque os usuários a visitarem a sua página, mas também sem excessos que gerem desinteresse pelos artigos.

Analise o comportamento do consumidor

Como em todas as áreas do mercado, analisar o comportamento do consumidor é indispensável para manter boas estratégias de SEO e saber como escrever para as pessoas e otimizar para os buscadores. Essa atitude ajuda não apenas a realinhar estratégias menos eficazes, como também contribui para reforçar o que está dando certo.

Além de conhecer o seu público, avaliando as suas preferências, demandas, anseios e expectativas, você deve observar o seu comportamento e o seu nível de engajamento diante do que é publicado.

Um post com muito retorno, por exemplo, pode dar um norte para futuras publicações, bem como um com poucas visualizações pode indicar algo errado.

Invista em benchmarking

O benchmarking vem ganhando cada vez mais espaço e também pode ser usado nas estratégias de SEO. Em linhas gerais, ele é um instrumento de gestão das empresas que consiste em comparar as ações do mercado com o objetivo de melhorar os processos e vencer a concorrência.

Você pode analisar como os líderes do seu segmento estão fazendo para liderar as buscas orgânicas na internet. Verifique quais são as táticas mais utilizadas, quais são os conteúdos com maiores níveis de engajamento e quais são as práticas que as conduzem rumo ao sucesso.

Essas são algumas formas de ter um bom SEO, escrever para as pessoas e otimizar conteúdo para buscadores! Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]