Social Selling: use as redes sociais como aliadas de vendas - Agência Converse
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Social Selling: use as redes sociais como aliadas de vendas

As redes sociais passaram por constantes modificações ao longo dos anos. O objetivo inicial — e que não se perdeu — é criar um espaço para os usuários interagirem uns com os outros. Entretanto, as marcas viram uma oportunidade de se socializarem com as pessoas ali presentes, conquistando mais clientes como resultado. Isso é o que chamamos de social selling.

Diante desse cenário, hoje é impensável criar uma estratégia de marketing digital e não incluir as redes sociais. Elas são excelentes para estabelecer uma comunicação com possíveis compradores dos seus serviços/produtos e também com aqueles que já são clientes.

Afinal, fidelizar é tão importante quanto conquistar. Quer descobrir as melhores práticas para o social selling da sua empresa? Continue lendo o artigo!

Crie um perfil profissional

Muitas vezes, observamos algumas pessoas utilizando seu perfil pessoal para divulgar produtos e serviços da empresa. Esse é um erro que deve ser evitado. Se você quer transmitir credibilidade ao seu negócio, deve criar um perfil profissional.

Mesmo que seja uma empresa pequena e todos saibam quem é o dono, ela deve ter uma personalidade própria. É preciso criar um conceito que diferencia a sua marca das outras. Caso contrário, será só mais uma no mercado.

Foque no seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é o básico para começar as campanhas de marketing. Com essas informações em mãos, você poderá agir de forma certeira e conquistar o seu nicho de mercado.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens do marketing digital é a segmentação. Você concentra todos os seus esforços e verba para atingir apenas aqueles que são clientes em potencial. Portanto, não há motivos para querer abraçar o mundo.

Tendo isso em vista, o ideal é criar uma persona antes de colocar suas ações em prática. Por meio desse personagem semifictício que representa o seu público-alvo, você terá um guia para se comunicar de maneira eficaz com a audiência.

Monitore a interação do público

Se você entra nas redes sociais apenas para fazer suas publicações, está agindo da maneira errada. É extremamente importante estar sempre presente para interagir com o público, assim como responder suas perguntas.

Além de monitorar seus seguidores e observar o que eles estão postando em suas páginas, você pode pesquisar o que estão falando de você nas redes sociais. Dessa forma, é possível resolver mal-entendidos e criar engajamento com quem ainda não está te seguindo.

Posicione-se como um especialista

Você é um especialista na sua área? O público precisa saber disso também. Afinal, ninguém quer fazer negócio com amadores. O melhor modo de criar autoridade nas redes sociais é por meio de conteúdos relevantes. Se você publica materiais constantemente que ajudam as pessoas a tirarem dúvidas e se educarem para o seu mercado, você vira ponto de referência. A partir de então, elas sempre procurarão por você.

Estabeleça um relacionamento com seus clientes

O social selling não é voltado apenas para atrair mais gente, mas também para fidelizar seus clientes. Além de eles continuarem comprando de você, essa prática contribui para o marketing de indicação, pois se o cliente está satisfeito, ele falará bem de você para os outros.

Um exemplo de marca que utiliza bem as redes sociais para esse propósito é a Netflix. Suas publicações, na maioria das vezes, são descontraídas, com o objetivo de criar um relacionamento próximo com seus clientes. Até porque ninguém gosta de uma marca que fica só fazendo propaganda o tempo todo. É preciso haver moderação.

Como você pôde perceber, as redes sociais são aliadas poderosas para impulsionar as vendas. Assim, quando você as utiliza em conjunto com outras estratégias, suas campanhas ganham força.

Agora que você já conhece o poder do social selling, que tal conferir nosso artigo sobre métricas de redes sociais?

Maria Luiza

Maria Luiza é COO da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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