Vendas no E-commerce: como evitar o abandono de carrinho.
Abandono de carrinho

Vendas no E-commerce: descubra como evitar o abandono do carrinho

Boas vendas no e-commerce exigem uma estratégia focada em todos os pontos relevantes para que o cliente se sinta seguro ao conduzir a compra. É importante avaliar a estratégia como um todo, sobretudo se há uma alta taxa de abandono de carrinho, que pode chegar a 83%, segundo o Ibope e-commerce.

Neste post iremos levantar os motivos e as soluções para evitar o abandono do carrinho. Saiba mais!

Como evitar a taxa de abandono e aumentar as vendas no e-commerce

Em linhas gerais, nem sempre o cliente abandona o carrinho por falta de dinheiro, mas sim por não haver o direcionamento adequado. Vamos aos principais motivos:

  • frete com custo elevado ou informação tardia da cobrança;
  • preço alto dos produtos;
  • formulário de cadastramento extenso;
  • falta de um design intuitivo;
  • demora entre a compra e a entrega;
  • falta de um mecanismo que permite retornar ao carrinho em outra ocasião;
  • falta de variedade nas opções de pagamento e clareza.

Apesar de muitas, as alternativas acima indicadas podem ser contornadas. Veja como:

1. Frete

Oferecer frete grátis dependendo do valor do ticket médio pode comprometer as operações do e-commerce, mas se for muito alto impede a compra por parte do consumidor. Como contornar?

Inicialmente, é importante deixar claro se vai haver a cobrança. Compare o valor com outras lojas concorrentes. Se for possível ofereça desconto no frete, arque com parte de seu custo em compras acima de determinados valores que não comprometam a saúde financeira do negócio. Há modalidades mais em conta como e-sedex, com tarifas mais em conta.

2. Preço

Para obter lucro, assim como qualquer outro negócio, o e-commerce precisa vender suas mercadorias por um preço acima do que foi adquirido, sendo capaz de cobrir os custos. Ocorre que a internet é um ambiente voraz, com grandes marcas que vendem a preços mais baixos que as outras e seu negócio pode não conseguir acompanhar os preços.

Nesses casos é importante pensar em alternativas que aumentem o ticket médio como promoções, kits mais em conta para mais de um produto no mesmo pedido, entre outras abordagens. O ideal é monitorar a concorrência e desenvolver técnicas de precificação que permitam lucrar mais e não perder vendas.

3. Formulário

Formulários extensos podem fazer o cliente desistir da compra. Tendo isso em vista, o ideal é manter um cadastro inicial e quando ele concluir a compra, solicitar outros dados ou optar pelo login social (mais interessante ainda). É um plugin ou ferramenta que permite obter as informações da rede social do consumidor, como o Facebook. Dessa forma, para concluir a compra ele só precisa informar CEP e os dados referentes ao pagamento.

4. Design intuitivo

O que isso quer dizer? Que seus consumidores devem estar expostos a um layout que permita encontrar aquilo que querem e precisam de forma simples e clara. Isso requer um menu com uma tipografia legível, possibilidade de filtrar a busca, botões fáceis de se identificar (comprar, carrinho, chat, entre outros).

5. Remarketing

As técnicas de remarketing envolvem pontos que tem o intuito de fazer com o que o cliente retorne e conclua a compra. Entre elas estão o e-mail marketing, com informações sobre a compra não finalizada, cuja capacidade de recuperar a venda de 5% nos primeiros 20 minutos após a desistência.

Além dela, o e-commerce pode direcionar anúncios nos buscadores e nas redes sociais com os produtos abandonados, entre outras formas de alertar o cliente para que possa continuar com o processo de compra.

6. Recuperação do carrinho

É interessante oferecer a possibilidade do cliente de recuperar o carrinho atual quando ele decidir voltar. Dessa forma, ele pode encontrar tudo o que colocou no carrinho facilmente, sem ter que procurar tudo de novo. Aliada às técnicas de remarketing, essa alternativa fortalece a estratégia para evitar o abandono de carrinho e aumenta as vendas no e-commerce.

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Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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