Erros de Inbound Marketing. Descubra os principais aqui.

Você está cometendo algum desses 5 erros de Inbound Marketing?

Prático, altamente eficaz e com custos menores, o inbound marketing revolucionou a promoção de produtos e serviços, o relacionamento com os clientes, as vendas, e diversas outras áreas-chave para as empresas. Porém, nenhuma empresa está livre de cometer erros de inbound marketing. A boa notícia é que muitos deles são contornáveis, uma vez que a empresa perceba que eles estão lá.

Através do uso estratégico do conteúdo e dos canais digitais, o inbound marketing conduz consumidores ao longo de toda sua jornada de compra, de forma conveniente, com relevância e segmentação. Não é a toa que empresas que investem em inbound marketing são quatro vezes mais propensas a avaliar suas estratégias de marketing como efetivas, segundo um levantamento do HubSpot.

No post de hoje, separamos alguns dos erros mais comuns em inbound marketing e como evitá-los. Anote:

1. As buyer personas são baseadas em “achismo”

Basear estratégias no chamado “achismo”, em conhecimentos ou opiniões pessoais, é um risco enorme. Basta lembrar quantas vezes o comportamento de um consumidor ou um dado sobre o mercado surpreendeu você. Não é raro nos enganarmos sobre eles!

Por isso, construa suas estratégias sempre em dados concretos. No inbound marketing, esse cuidado deve ser redobrado na construção das buyer personas — aquelas personagens semifictícias que resumem as principais características de seu público-alvo e ajudam a guiar seu planejamento. Não economize esforços e recursos na hora de traçar esse perfil. Afinal, toda estratégia será voltada para ele.

2. O funil de vendas é um mistério

Quando você não constrói sua estratégia com base no funil de vendas do seu consumidor, corre o risco de produzir conteúdo que não vende. Seus esforços, quando não guiados, podem acabar não conduzindo o consumidor pelo processo de compra, como é esperado de uma estratégia de inbound marketing. São tiros no escuro!

Por isso, conheça bem o funil de vendas e toda jornada que seu consumidor percorre até realizar a compra. Produza conteúdo adequado a cada etapa e o divulgue nos canais certos.

3. Falta estratégia para o conteúdo

Esse item é uma das consequências do item anterior. Muita gente produz conteúdo por produzir, sem pensar nos objetivos da empresa. O conteúdo está lá, mas serve para pouca coisa.

Além da falta de resultados, esse erro leva a problemas que podem custar um cliente — como a oferta de conteúdo institucional para quem ainda não está preparado para ele.

Sempre tenha objetivos claros por trás do conteúdo. E os acompanhe por meio dos indicadores-chave de performance certos — os KPIs, na sigla em inglês.

4. O conteúdo não é pensado para a web

O consumidor está exposto a muita informação na web e ele precisa de praticidade. Por isso, o conteúdo deve ser adaptado a ela e não apenas para que seja encontrado pelos buscadores com as palavras-chave certas. Ele precisa ser fácil de ler nas telas: com parágrafos curtos, intertítulos e links para outros materiais.

Cuidado, também, com a qualidade dos seus canais digitais. Eles devem ter boa usabilidade e ser fáceis utilizar. A concorrência é grande na web! Se o usuário não entender ou não conseguir acessar seu conteúdo, certamente vai procurar em outro lugar.

5. Os resultados não são medidos

Em um ambiente como a web, onde tudo é mensurável, não acompanhar os resultados dos seus esforços é quase imperdoável. Sem eles, como saber a real situação da empresa? Ou para onde ela vai?

Mesmo assim, muitas empresas ainda se esquecem de acompanhar os dados do seu site, blog, redes sociais, entre outros. O resultado são erros de investimento e de estratégia.

Para evitar isso, garanta que sua equipe acompanhe seus dados com frequência e tenha visão apurada para identificar problemas e oportunidades. Muitas ferramentas de mensuração são gratuitas, como o próprio Google Analytics. Por isso, sem desculpas!

O inbound marketing foi feito para o novo consumidor: o consumidor conectado, exigente, acostumado à praticidade e à interação. E ele, certamente, só tem vantagens para ambos os lados. Enquanto os consumidores ganham em conveniência e conteúdo de qualidade, as empresas ganham em estratégias mais eficientes. Basta evitar os erros de Inbound Marketing e colher os bons resultados!

Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]