4 erros de SEO que você não pode cometer - Agência Converse

4 erros de SEO que você não pode cometer

Muitas empresas investem pesado em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) com o objetivo de conquistar as melhores posições nas buscas. Por isso, é natural que essa estratégia ocupe um lugar de destaque no planejamento de marketing.

Mas apesar de ser uma tática tão popular, ainda é comum vermos alguns erros de SEO que podem prejudicar todo o esforço para conquistar a primeira página do Google.

Por isso, compartilhamos neste artigo 4 erros de SEO que você deve evitar em seu planejamento de marketing. Confira!

1. Copiar conteúdo de outras páginas na internet

Se você está lendo este artigo, provavelmente já sabe que o conteúdo é um dos elementos mais importantes em uma estratégia de SEO. É o conteúdo de seu site que atrairá os clientes para sua página, tirar suas dúvidas, ajudar na solução de seus problemas e auxiliar você a gerar leads.

E para aumentar o conteúdo de um site, muitos profissionais acabam copiando conteúdos de outras páginas da internet. Apesar de parecer uma boa ideia, esse é um dos maiores erros de SEO que sua empresa poderia cometer.

Isso porque os robôs de busca do Google valorizam as páginas com conteúdo original e de qualidade, sendo capazes de identificar as páginas com conteúdo duplicado, penalizando-as.

Por isso, lembre-se: qualidade é mais importante do que a quantidade! Por isso, invista na produção de conteúdo atraente e não copie textos de outros sites em hipótese alguma.

2. Errar na escolha das palavras-chave

As palavras-chave também são muito importantes para o sucesso de uma estratégia de SEO e, quando escolhidas corretamente, podem ajudar o seu site a conquistar uma melhor posição no ranqueamento do Google.

Um dos erros de SEO mais comuns é a escolha de palavras-chave com um baixo volume de buscas, com pouca relação com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Ao fazer isso, muitas empresas acabam atraindo pessoas que não estão interessadas nas soluções oferecidas por sua organização, prejudicando a conquista de resultados.

Para evitar este erro, existem ferramentas como o Sem Rush, capazes de mostrar quais são os termos de busca mais relevantes para seu negócio.

Usando os termos de busca mais usados por seus clientes você poderá aumentar o número de visitas em seu site, gerando novas oportunidades de negócio para sua empresa.

3. Não otimizar o seu site

O número de pessoas que acessa a internet por meio de celulares e tablets cresce a cada ano. Só no Brasil, mais da metade de todos acessos à internet são feitos por aparelhos móveis, segundo o IBGE. E a tendência é que esse número cresça ainda mais

É por isso que os robôs de busca costumam dar maior destaque para os sites que possuem layout responsivo, que se adaptam bem a qualquer formato de tela. Fazendo isso, você garantirá que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação em qualquer aparelho.

Se você não criar um site responsivo, que não se preocupa em garantir uma boa experiência de seus usuários, são grandes as chances de ele nem aparecer nas buscas realizadas nestes aparelhos, prejudicando seus resultados.

4. Esquecer do Link Building

Muitos profissionais de marketing se preocupam em construir uma boa estrutura interna de seu site, cuidando de todos os detalhes que influenciam em sua estratégia de SEO.

Porém, um erro comum é se esquecer do Link Building, elemento tão importante para uma estratégia de SEO quanto o uso correto das Tags HTML e a otimização das URLs, por exemplo.

Sendo assim, não se esqueça que o trabalho de conquistar links de outros sites é uma das principais estratégias de SEO, influenciando diretamente no ranqueamento de sua página.

Isso acontece porque os robôs de busca do Google dão mais valor aos sites com um grande número de recomendações, considerando-os mais relevantes que os sites sem links em outras páginas.

Por isso, é muito importante que sua empresa invista em estratégias de Guest Post e co-marketing, além de criar materiais ricos como e-books e infográficos, eficazes para melhorar o seu Link Building.

E você? Já cometeu algum desses erros de SEO? Conte em nossos comentários e ajude outros profissionais a evitá-los!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]