5 passos valiosos para criar uma estratégia de e-mail marketing - Agência Converse

5 passos valiosos para criar uma estratégia de e-mail marketing

Uma boa estratégia de e-mail marketing faz toda a diferença na hora de alcançar o público adequado e direcioná-lo para as ofertas certas, podendo ser até mais eficiente do que outros meios, como as redes sociais.

Isso ocorre porque você detém o controle sobre o seu conteúdo e consegue atingir totalmente uma audiência pertencente à sua marca. Porém, essa ferramenta só vai gerar bons resultados para a sua empresa se você souber explorar todo o potencial dela.

Quer saber como fazer isso? Então veja a seguir os 5 passos mais valiosos para criar uma estratégia de e-mail marketing!  

1. Conheça o seu público

Nenhuma estratégia de e-mail marketing deve ser iniciada sem que exista um conhecimento aprofundado a respeito do perfil da audiência que será impactada. Senão, você corre o risco de mirar nas pessoas erradas.

Tenha em mente que são as características e necessidades do seu público que determinarão a sua abordagem e uma série de outras decisões do seu conteúdo, como linguagem usada e o tipo de oferta direcionada. Portanto, procure conhecê-las bem para não jogar dinheiro fora.

2. Distribua corretamente suas ofertas

Como já adiantamos no início do artigo, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante eficaz para levar seu público para as ofertas certas. E para que sua estratégia seja um sucesso, é fundamental que você realize um bom planejamento.  

Nesse sentido, procure avaliar — dentre outros aspectos — quais fatias do público receberão cada conteúdo e os próximos passos que você deseja que elas sigam após se engajar com o material.

3. Segmente a sua lista de contatos

Quem disse que você precisa mandar o mesmo conteúdo para toda a sua audiência? Na verdade, você pode obter resultados ainda melhores se dividi-la em partes menores, baseando-se em critérios como: interesses, gênero, nível de relacionamento com a empresa e outras particularidades.

Feito isso, é hora de planejar conteúdo específico para cada segmento. Isso fará com que seu público receba um material pensado especialmente para ele, aumentando de forma significativa o nível de identificação com seu e-mail marketing.

4. Determine a frequência adequada

Outro fator importante de uma estratégia de e-mail marketing é a definição dos dias e horários que seu público será impactado pelos seus envios. Para isso, não existe uma regra: você vai descobrir as melhores ocasiões baseando-se no perfil do seu público.

Por exemplo, se a sua audiência não tem tempo para conferir o e-mail ao longo do dia, você pode enviar à noite, quando ela estiver disponível. Além disso, analise também quais são os dias da semana em que os disparos surtem mais efeito.

5. Faça testes A/B

Se você estiver com dúvidas em relação às abordagens da sua estratégia de e-mail marketing, uma dica valiosa é realizar testes A/B. Esse passo certamente ajudará você a tomar as melhores decisões.

A ideia é a seguinte: dispare o mesmo conteúdo — com pequenas variações — para fatias diferentes do seu público e, depois, mensure qual versão foi mais efetiva. O mais interessante é que você pode fazer isso com vários aspectos do seu e-mail.

Seguindo todos esses passos, sua estratégia de e-mail marketing trará resultados incríveis para a sua empresa. E quando colocá-los em prática, lembre-se de que esse processo deve ser contínuo e você pode aprimorá-lo com as novidades que surgem todos os dias, visando tornar sua campanha ainda melhor.

Quer ficar por dentro de tudo que está relacionado a marketing digital? Basta seguir a gente nas redes sociais. Esperamos você no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]