Entenda o que é tráfego orgânico e como atrair clientes por meio dele - Agência Converse

Entenda o que é tráfego orgânico e como atrair clientes por meio dele

Você sabe o que é tráfego orgânico? Trata-se do tipo de visita recebida pelo seu site que vem de forma natural, sem impulso de anúncios ou qualquer outro tipo de mídia. É um termômetro bem importante da capacidade do seu conteúdo de atrair público de forma independente.

Por mais que seja bastante válido contar com boas campanhas de mídia, como Google AdWords e Facebook Ads, isso não significa que toda a sua estratégia seja baseada nisso. A sua marca precisa ser capaz de se sustentar sozinha, e o tráfego orgânico é o indicador perfeito para acompanhar nesse sentido.

Além de saber o que é tráfego orgânico, você também deve entender os principais motivos para mantê-lo em crescimento e quais caminhos seguir para aumentá-lo. O sucesso do site da sua empresa depende dessa métrica, já que é responsável por mostrar a real força dela na internet.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é toda e qualquer visita que chega até o seu site através de canais que não são ativados por mídia.

Por exemplo, meio direto, links de outros sites, posts em redes sociais, chamadas em e-mail marketing, entre outros, são formas de conquistar audiência usando tráfego orgânico.

Por que ele é importante?

Independentemente de quanto for o seu investimento periódico em mídia, viver somente de tráfego pago não é saudável para nenhum tipo de marca. Mesmo que você anuncie no Google AdWords, por exemplo, isso não dá uma posição de destaque orgânico para o seu site. Então, no momento em que você encerrar a sua campanha, vai desaparecer da tela de resultados.

Assim, o melhor que a sua empresa pode fazer é combinar as duas possibilidades: unir os benefícios do tráfego orgânico e o pago. Dessa forma, você contará com ótimos retornos ao investir em mídia e também terá um impulso de audiência que se desenvolve de maneira independente.

Como atrair mais visitantes de maneira orgânica?

Melhore a sua estratégia de SEO

Quem chega até o seu site por meio do Google conta com o tráfego orgânico, portanto as suas iniciativas de SEO são decisivas para isso.

Certifique-se de que as suas páginas estejam devidamente configuradas e cada conteúdo tenha uma palavra-chave principal que seja estratégica para os seus objetivos.

Além disso, vale a pena ficar de olho nas novidades dessa área, já que todos os dias podem surgir inovações que alteram essa estratégia.

Produza conteúdo de qualidade

Quem chega até o seu site faz isso porque está em busca de algo. É o seu papel oferecer qualidade a esses visitantes, levando em conta as necessidades deles.

Por isso, é essencial que você estude bem o perfil do seu público-alvo para que seja possível desenvolver um material que o agrade. Para que o seu tráfego orgânico possa crescer, é necessário contar com uma estratégia robusta de conteúdo.

Divulgue o seu conteúdo em comunidades

O ambiente digital oferece diversas oportunidades para você aumentar o seu tráfego orgânico, bastando se dedicar a isso.

Uma forma de melhorar os seus números consiste em frequentar mais comunidades relacionadas à sua área de atuação, como grupos de Facebook e fóruns de discussão. Publique links para o seu site onde for prudente e recomende conteúdo aos outros usuários sempre que couber no assunto.

Agora, que você já entendeu o que é tráfego orgânico e descobriu as melhores maneiras de melhorá-lo na estratégia da sua empresa, está na hora de começar.

Primeiramente, avalie bem o perfil do seu público-alvo e os objetivos da sua marca na internet. Saiba utilizar os recursos que você tem à disposição para aumentar as suas visitas orgânicas, como redes sociais, e-mail marketing ou até mesmo parcerias com outros sites. Analise os seus resultados de forma periódica para seguir o seu progresso ao longo do tempo.

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Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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