Geomarketing: o que é e como fazê-lo? - Agência Converse

Geomarketing: o que é e como fazê-lo?

Todo empreendedor que busca o sucesso está atrás de estratégias para alcançar mais clientes, aumentar o conhecimento de sua marca, sua reputação e suas vendas. O investimento em marketing digital é algo essencial e traz resultados fantásticos. Mas você sabe o que é geomarketing e como ele pode te ajudar?

Confira nosso post e descubra a importância dessa estratégia de marketing para seu negócio.

O que é geomarketing?

Geomarketing consiste em qualquer estratégia de marketing que utiliza os dados de localização dos usuários para criar campanhas mais direcionadas e assertivas. Pode parecer um pouco complicado, mas vamos explicar.

Hoje, as pessoas não se desgrudam de seus celulares e eles carregam dados valiosos para uma empresa. Um desses dados é a localização. Quando uma pessoa posta uma foto nas redes sociais e marca o local onde ela foi tirada, ou então quando faz check-in em um estabelecimento, ela cria um rastro, um caminho.

Imaginando que cada região demográfica apresenta costumes diferentes, conhecê-los pode trazer benefícios para criar uma campanha de marketing, não é mesmo? Essa é a ideia do geomarketing.

Com os dados da localização dos consumidores, as campanhas podem focar em cada grupo do público-alvo. Um belo exemplo de quem utiliza essa técnica é o grupo Pão de Açúcar. Ele usa estratégias diferentes a partir da região, com diferente mix de produtos e ofertas para cada localização.

Quais são os benefícios do geomarketing?

Agora que você já sabe o que é o geomarketing, você deve estar se perguntando o que ele traz de positivo aos negócios. A resposta está na eficiência das ações.

Quando sua empresa cria uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, sua lista de e-mails precisa estar segmentada, para fazer com que o material certo chegue para o público certo. Essa segmentação pode ter como base a localização.

Imagine que você quer criar uma campanha voltada para um evento regional que vai acontecer. Enviar essa estratégia para consumidores do outro lado do país só trará gastos desnecessários e, além disso, você corre o risco de seus clientes perderem o desejo de receber notificações e conteúdos.

Portanto, com o geomarketing, os benefícios são:

  • aumento da eficácia das estratégias de marketing;
  • melhora do engajamento das campanhas;
  • redução de custos;
  • foco no cliente;
  • aumento das vendas.

Como iniciar uma estratégia de geomarketing?

Vamos agora mostrar algumas ferramentas que você pode utilizar para aplicar o geomarketing.

1. Geotargeting

O Geotargeting consiste em segmentar o público-alvo. É o exemplo que citamos anteriormente. Quando se cria uma campanha em que o objetivo é relacionado a algo regional, não faz sentido enviá-la para qualquer pessoa, independentemente de sua localização.

Por isso, as empresas estão, cada vez mais, utilizando a localização para segmentar seus alvos. Isso pode ser feito nas redes sociais com facilidade.

2. Site personalizado

Provavelmente, você já acessou algum site que pediu a sua localização. Esse é um bom caminho para utilizar estratégias de geomarketing. O site personalizado permite alterar a exposição dos conteúdos ou até mesmo dos produtos.

Essa ferramenta tem ótimo resultado, mas tem certa complexidade para ser executada, pois depende da programação do site.

3. Check-ins

As redes sociais são ótimas aliadas das empresas e trazem mais essa possibilidade. Quando um usuário faz check-in em um determinado estabelecimento, sua rede de contatos pode conhecer a empresa, aumentando a visibilidade e melhorando a reputação da marca.

Para isso, é interessante oferecer algum atrativo para que seus clientes façam check-ins, como descontos ou ofertas exclusivas.

Como garantir a melhor utilização do geomarketing?

As empresas já enxergaram os benefícios de se aplicar o geomarketing para criar estratégias de marketing mais assertivas. Para otimizar essa experiência, elas contratam o serviço de empresas especializadas, prontas para criar ferramentas que farão com que seus objetivos sejam alcançados.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais torna-se necessário saber utilizar os dados à disposição para criar estratégias com maior eficácia. O geomarketing possibilita reduzir os custos com campanhas, atingindo os clientes certos, no momento certo e no local ideal. Invista nas ferramentas, contrate uma boa empresa especializada e torne a sua marca uma referência no mercado!

Agora que já conhece o geomarketing, confira nosso artigo sobre como reduzir custos na empresa sem perder em qualidade!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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