Os hábitos de consumo e padrões de comportamento mudaram drasticamente, por conta disso, o Marketing Digital tem se tornado cada vez mais importante, mesmo em áreas tradicionais como advocacia e medicina. No entanto, é importante se certifica que o marketing jurídico esteja em conformidade com as regras estabelecidas pela OAB.
Quer saber como aplicar corretamente o marketing jurídico, para aumentar os resultados do seu escritório? Então, continue a ler esse artigo.
Atualmente, quando um cliente precisa dos serviços de um escritório jurídico, ele se depara com uma infinidade de empresas e profissionais capacitados para atendê-lo. Dessa forma, é necessário buscar um diferencial para se destacar em meio a todos. Mas como fazer isso?
Para lidar com esse novo perfil de cliente, é preciso se renovar. Mostrar quem você é, se apresentar como autoridade no assunto, se relacionar com o seu público, manter-se atento às novas tendências e tecnologias
Um bom marketing jurídico é resultado de um planejamento estruturado, com objetivos e indicadores bem definidos, para saber o que e como acompanhar o sucesso da sua estratégia.
Ao produzir um bom conteúdo, você demonstra que tem experiência e conhecimento na área. Dessa forma, você conquista a confiança do seu público, que pode gostar do modo como você aborda os temas, esclarece dúvidas e apresenta a condução do seu trabalho. É importante lembrar que esse conteúdo tem de ser direcionado aos temas que o seu escritório trabalha e precisa ser de fácil compreensão para o público leigo, que, na maioria das vezes, não entende os termos jurídicos.
Informações de honorários e preços devem ser dados pessoalmente, assim como no Marketing Médico. De acordo com a OAB, essa prática poderia criar uma guerra de preços. Dessa forma, investir em conteúdo relevante é uma boa estratégia para que seus futuros clientes percebam que o seu escritório tem autoridade no assunto, percebendo valor na sua proposta, encarando-a como investimento.
Não é permitido usar termos como “Ligue Agora”, “Faça uma Cotação”. De acordo com a OAB, isso fere a sobriedade da profissão.
Essa estratégia não é permitida pela OAB, mas não se preocupe, pois seu escritório pode investir em uma estratégia ainda mais completa: Inbound Marketing.
O seu escritório pode oferecer um material gratuito para o seu futuro cliente. Por exemplo, caso seu escritório trabalhe na área de Contencioso Tributário, ofereça um conteúdo gratuito para empresas que estão com processos tributário. Para fazer o download desse material será preciso preencher um formulário com e-mail e outras informações do interessado e possível cliente que podem ser úteis para a estratégia (ex: tamanho da empresa ou número de funcionários da empresa). A partir de então, esse possível cliente começará a receber por e-mail informações úteis relacionadas ao problema que ele tem e seu escritório passará credibilidade e autoridade no assunto, com objetivo de fazer com que esse possível cliente realmente se torne cliente do seu escritório.
Apenas os grandes escritórios poderiam investir em campanhas publicitárias nesses meios. Sendo assim, seria uma competição injusta.
Lembre-se de uma coisa: na televisão e no rádio, você iria anunciar o seu escritório para pessoas que não estão buscando e não precisam dos seus serviços. Quantas pessoas que estão escutando a rádio ou assistindo televisão no momento do seu anúncio realmente são o seu público? Na Internet é diferente, apenas as pessoas que podem virar um cliente, serão impactadas pelas suas estratégias. Você saberá sobre isso no próximo tópico.
Veja abaixo algumas boas práticas de Marketing Jurídico, que irão ajudar o seu escritório a ter sucesso com o Marketing Digital.
Essa estratégia de produzir conteúdo relevante é chamada de Marketing de Conteúdo. Sempre que alguém está com uma dúvida, ou precisa de mais informações sobre determinado assunto, a primeira ação é fazer uma busca no Google. Um bom conteúdo aliado às técnicas de Search Engine Optimization (SEO) consegue melhores posicionamentos em resultados de buscas orgânicas.
O Marketing de Conteúdo é aprovado pelo código de ética da OAB, e é fundamental para o seu escritório passar credibilidade para os futuros clientes e para o mercado.
Para o Marketing de Conteúdo funcionar e ser assertivo no Marketing Jurídico do seu escritório, é essencial ter um blog corporativo, que já foi apontado pela Conjur como uma das melhores ferramentas de marketing para advogados. Manter sempre o conteúdo atualizado e seguir uma estratégia de postagens que estejam ligadas à jornada de decisão do seu cliente é fundamental.
Na Internet, existem diversos canais especializados na área jurídica. Estar presente nesses sites é fundamental para divulgar o seu escritório e passar credibilidade e conhecimento na área.
Veja abaixo alguns sites importantes, que recomendamos a sua presença para potencializar seu marketing jurídico:
A OAB não proíbe anúncios nesses canais, dessa forma é possível estar presente com anúncios assertivos e segmentados. No Google, é possível comprar palavras-chave gerais (escritório de advocacia rio de janeiro) e palavras mais segmentadas para a área de atuação do seu escritório (advogado trabalhista recife). Dessa forma, você torna o seu escritório encontrável no momento em que a pessoa está buscando por esse serviço.
Nas redes sociais, é possível anunciar o seu escritório apenas para empresas (caso o seu escritório tenha foco nesse tipo de cliente, por exemplo) ou para pessoas que tenham interesse nesse tipo de serviço.
Utilize-as para manter relacionamento com seus seguidores e divulgar o conteúdo produzido no seu blog. Participe de grupos sobre a área, pois é uma ótima alternativa para ganhar autoridade e alcance. Seja ativo nesses grupos: divulgue seus artigos, faça publicações sobre os assuntos que considera relevantes, comente e interaja.
Busque oportunidades de palestrar em eventos na área jurídica, pois irá aumentar a sua credibilidade, divulgar o seu escritório e potencializar os resultados do marketing.
O marketing jurídico é essencial para se diferenciar no mercado, criar oportunidades e estabelecer credibilidade com os clientes.
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