Marketing Jurídico: limitações legais e como fazer. - Agência Converse
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Marketing Jurídico: limitações legais e como fazer.

Os hábitos de consumo e padrões de comportamento mudaram drasticamente, por conta disso, o Marketing Digital tem se tornado cada vez mais importante, mesmo em áreas tradicionais como advocacia e medicina. No entanto, é importante se certifica que o marketing jurídico esteja em conformidade com as regras estabelecidas pela OAB.

Quer saber como aplicar corretamente o marketing jurídico, para aumentar os resultados do seu escritório? Então, continue a ler esse artigo.

Marketing Jurídico, por que é importante?

Atualmente, quando um cliente precisa dos serviços de um escritório jurídico, ele se depara com uma infinidade de empresas e profissionais capacitados para atendê-lo. Dessa forma, é necessário buscar um diferencial para se destacar em meio a todos. Mas como fazer isso?

Para lidar com esse novo perfil de cliente, é preciso se renovar. Mostrar quem você é, se apresentar como autoridade no assunto, se relacionar com o seu público, manter-se atento às novas tendências e tecnologias

Um bom marketing jurídico é resultado de um planejamento estruturado, com objetivos e indicadores bem definidos, para saber o que e como acompanhar o sucesso da sua estratégia.

Demonstre autoridade no meio jurídico: produza conteúdo relevante.

Ao produzir um bom conteúdo,  você demonstra que tem experiência e conhecimento na área. Dessa forma, você conquista a confiança do seu público, que pode gostar do modo como você aborda os temas, esclarece dúvidas e apresenta a condução do seu trabalho. É importante lembrar que esse conteúdo tem de ser direcionado aos temas que o seu escritório trabalha e precisa ser de fácil compreensão para o público leigo, que, na maioria das vezes, não entende os termos jurídicos.

 

Limitações legais do Marketing Jurídico

 

Divulgar preços dos serviços

Informações de honorários e preços devem ser dados pessoalmente, assim como no Marketing Médico. De acordo com a OAB, essa prática poderia criar uma guerra de preços. Dessa forma, investir em conteúdo relevante é uma boa estratégia para que seus futuros clientes percebam que o seu escritório tem autoridade no assunto, percebendo valor na sua proposta, encarando-a como investimento.

Usar termos da área de vendas

Não é permitido usar termos como “Ligue Agora”, “Faça uma Cotação”. De acordo com a OAB, isso fere a sobriedade da profissão.

Oferecer consultoria gratuita

Essa estratégia não é permitida pela OAB, mas não se preocupe, pois seu escritório pode investir em uma estratégia ainda mais completa: Inbound Marketing.

O seu escritório pode oferecer um material gratuito para o seu futuro cliente. Por exemplo, caso seu escritório trabalhe na área de Contencioso Tributário, ofereça um conteúdo gratuito para empresas que estão com processos tributário. Para fazer o download desse material será preciso preencher um formulário com e-mail e outras informações do interessado e possível cliente que podem ser úteis para a estratégia (ex: tamanho da empresa ou número de funcionários da empresa). A partir de então, esse possível cliente começará a receber por e-mail informações úteis relacionadas ao problema que ele tem e seu escritório passará credibilidade e autoridade no assunto, com objetivo de fazer com que esse possível cliente realmente se torne cliente do seu escritório.

Anunciar na televisão ou rádio

Apenas os grandes escritórios poderiam investir em campanhas publicitárias nesses meios. Sendo assim, seria uma competição injusta.

Lembre-se de uma coisa: na televisão e no rádio, você iria anunciar o seu escritório para pessoas que não estão buscando e não precisam dos seus serviços. Quantas pessoas que estão escutando a rádio ou assistindo televisão no momento do seu anúncio realmente são o seu público? Na Internet é diferente, apenas as pessoas que podem virar um cliente, serão impactadas pelas suas estratégias. Você saberá sobre isso no próximo tópico.

Como começar o Marketing Jurídico para seu escritório.

Veja abaixo algumas boas práticas de Marketing Jurídico, que irão ajudar o seu escritório a ter sucesso com o Marketing Digital.

Invista no Marketing de Conteúdo

Essa estratégia de produzir conteúdo relevante é chamada de Marketing de Conteúdo.  Sempre que alguém está com uma dúvida, ou precisa de mais informações sobre determinado assunto, a primeira ação é fazer uma busca no Google. Um bom conteúdo aliado às técnicas de Search Engine Optimization (SEO) consegue melhores posicionamentos em resultados de buscas orgânicas.

O Marketing de Conteúdo é aprovado pelo código de ética da OAB, e é fundamental para o seu escritório passar credibilidade para os futuros clientes e para o mercado.

Para o Marketing de Conteúdo funcionar e ser assertivo no Marketing Jurídico do seu escritório, é essencial ter um blog corporativo, que já foi apontado pela Conjur como uma das melhores ferramentas de marketing para advogados. Manter sempre o conteúdo atualizado e seguir uma estratégia de postagens que estejam ligadas à jornada de decisão do seu cliente é fundamental.

Participe de canais jurídicos

Na Internet, existem diversos canais especializados na área jurídica. Estar presente nesses sites é fundamental para divulgar o seu escritório e passar credibilidade e conhecimento na área.

Veja abaixo alguns sites importantes, que recomendamos a sua presença para potencializar seu marketing jurídico:

Anúncios no Google e Redes Sociais

A OAB não proíbe anúncios nesses canais, dessa forma é possível estar presente com anúncios assertivos e segmentados. No Google, é possível comprar palavras-chave gerais (escritório de advocacia rio de janeiro) e palavras mais segmentadas para a área de atuação do seu escritório (advogado trabalhista recife). Dessa forma, você torna o seu escritório encontrável no momento em que a pessoa está buscando por esse serviço.

Nas redes sociais, é possível anunciar o seu escritório apenas para empresas (caso o seu escritório tenha foco nesse tipo de cliente, por exemplo) ou para pessoas que tenham interesse nesse tipo de serviço.

Redes Sociais

Utilize-as para manter relacionamento com seus seguidores e divulgar o conteúdo produzido no seu blog. Participe de grupos sobre a área, pois é uma ótima alternativa para ganhar autoridade e alcance. Seja ativo nesses grupos: divulgue seus artigos, faça publicações sobre os assuntos que considera relevantes, comente e interaja.

Participe de Eventos

Busque oportunidades de palestrar em eventos na área jurídica, pois irá aumentar a sua credibilidade, divulgar o seu escritório e potencializar os resultados do marketing.

O marketing jurídico é essencial para se diferenciar no mercado, criar oportunidades e estabelecer credibilidade com os clientes.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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