Planejamento de Marketing Digital - Agência Converse

Planejamento de Marketing Digital: por onde começar?

A sua empresa dá a devida importância ao planejamento de marketing digital? Com cada vez mais possibilidades nessa área, é essencial que os seus esforços sejam dedicados aos fins corretos. Essa é a melhor maneira de garantir os resultados que você deseja.

Toda a atuação de uma marca no ambiente digital precisa ser cuidadosamente preparada pois se trata de um meio com muitas variáveis e caminhos possíveis para seguir. Uma campanha mal planejada pode não trazer o retorno esperado e poderá prejudicar seriamente a imagem de uma empresa.

Para evitar que isso aconteça com você, é necessário dar o devido valor ao planejamento. Essa é uma etapa essencial para a construção de qualquer tipo de campanha, além de assegurar a tomada de decisões corretas. Veja abaixo todos os passos que você deve seguir ao elaborar um planejamento de marketing digital!

Pesquisa

Nenhum planejamento de marketing digital deve ser iniciado sem que exista um conhecimento apurado a respeito do que está sendo feito no mercado. A equipe responsável precisa estar por dentro de tudo para que seja possível pensar nas melhores ações.

Observe em que contexto a empresa está inserida: quais as características dessa área? O que outros players relevantes estão fazendo em matéria de marketing?

Plano de ação

O plano de ação é a base de tudo o que será feito no seu planejamento de marketing digital. Ele engloba os canais de atuação, e de que forma serão utilizados para ajudar você a atingir seus objetivos.

Como cada ponto é uma consequência do anterior, você somente poderá elaborar o seu plano de ação após entender muito bem o contexto do mercado da empresa e os objetivos dela. As ações planejadas deverão ser os meios escolhidos para concretizar essas metas.

Cronograma

Dando continuidade ao seu planejamento de marketing digital, o próximo passo consiste em determinar quando cada ação será executada. Trata-se de algo com dois propósitos bem importantes: designar prazos e controlar o timing das ações.

As datas do seu cronograma precisam considerar o tempo que será gasto na execução delas. Essa estimativa deve ser feita calculando o tamanho da equipe envolvida e as características de cada ação planejada.

Monitoramento

Com o seu planejamento de marketing digital finalizado e implementado, o seu trabalho ainda não terminou. É necessário realizar um monitoramento competente das ações para garantir que elas ocorram da maneira adequada, além de se certificar de que seus resultados estão dentro do esperado.

Essa também é a etapa certa para elaborar relatórios com os seus retornos. Esse tipo de material é essencial para que os demais setores da sua empresa tenham acesso aos números conquistados pelas suas ações, ao mesmo tempo em que mantém o histórico registrado.

A melhor maneira de garantir excelência em seu planejamento de marketing digital é contratar uma agência para ajudar nesse trabalho. Dessa forma, você passa a contar com um time de especialistas capazes de entender as necessidades da sua marca e pensar nas soluções adequadas para bater as metas do seu negócio. Todas as etapas são importantes e, se conduzidas por uma equipe competente, podem trazer ótimos retornos!

Quer saber mais sobre isso? Veja aqui no blog as 3 vantagens de terceirizar sua estratégia de marketing digital.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]