Planejamento de Mídia Online: como fazer a escolha mais adequada?
Planejamento de Mídia Online

Planejamento de mídia online: como fazer a escolha mais adequada?

Com o avanço das mídias digitais, estar presente na internet tornou-se imprescindível para as marcas se manterem competitivas. Entretanto, isso não quer dizer que você deva criar um perfil em todas as redes sociais ou veicular propagandas em qualquer site. O mais importante é elaborar um bom planejamento de mídia online.

Para ter sucesso em suas campanhas, é importante selecionar os meios mais adequados, levando em consideração os objetivos da empresa, o perfil do público, o alcance e as caraterísticas de cada canal de comunicação.

Portanto, para te ajudar nessa tarefa, elaboramos este post com algumas dicas que vão alavancar o seu planejamento de mídia online. Confira e seja certeiro nas suas escolhas!

1. Faça um bom briefing

O primeiro passo para ter uma campanha digital de sucesso é elaborar um briefing bem completo, com a maior quantidade de informações possível: público-alvo, objetivos, concorrentes, como os consumidores se comportam nas plataformas online e por aí vai.

Quanto mais informações você reunir, maiores serão as chances de desenvolver ideias diferenciadas e de ser mais exato na escolha dos meios.

2. Determine os seus objetivos

Ter objetivos bem definidos é fundamental para direcionar o planejamento de mídia online e definir as estratégias e táticas que serão utilizadas.

Se o objetivo da marca é divulgar uma promoção e engajar o público, por exemplo, utilizar mídias sociais como o Facebook e o Twitter na estratégia pode ser uma boa escolha. Como tática, fazer posts incentivando o compartilhamento pode ser o melhor caminho.

O importante é que tudo esteja alinhado e totalmente adequado aos objetivos estabelecidos.

3. Leve em consideração o público-alvo

Tão importante quanto ter presença online, é estar nos canais e plataformas nas quais o seu público costuma navegar. Por isso, é muito importante conhecer profundamente os hábitos de consumo digital do seu target.

Para você ter uma ideia, se os seus clientes e possíveis compradores forem pessoas mais velhas e com cargos de gerência, por exemplo, pode ser muito mais vantajoso e eficiente ter um perfil no LinkedIn do que no Facebook.

4. Analise o alcance dos meios

Outro fator que precisa ser criteriosamente analisado em seu planejamento de mídia online é o alcance de cada meio para escolher os melhores canais: redes sociais, blogs, portais de notícias, vídeos no YouTube, etc.

Nesse contexto, as plataformas digitais possuem métricas bem definidas e dados precisos acerca de cada meio. A audiência e o alcance podem ser analisados de acordo com a quantidade de views, de visitantes em uma determinada página, de curtidas no Facebook e por aí vai.

5. Conheça as vantagens de cada canal

Além disso tudo, ainda é preciso analisar as vantagens e características de cada canal de comunicação digital, para que eles estejam adequados à campanha da marca e ao produto que será divulgado.

No caso de alimentos, por exemplo, postar imagens no Instagram, receitas em blogs de culinária e vídeos ensinando o passo a passo de como preparar podem ser estratégias bastante eficientes.

6. Mensure os resultados do planejamento de mídia online

Por fim, para ter uma campanha campeã, é necessário fazer ajustes e verificar constantemente o que funciona melhor com o seu público.

Dessa forma, é necessário mensurar os resultados com bastante frequência. E a grande vantagem é que as plataformas online permitem esse acompanhamento praticamente em tempo real. Ou seja, não há desculpas para não avaliar o impacto de cada ação.

Seguindo esses passos, você certamente conseguirá escolher os meios adequados para a sua campanha na internet, independentemente do segmento ou do produto a ser divulgado. O mais importante é elaborar um bom planejamento e alinhar as estratégias online com as demais plataformas de divulgação.

E então, gostou do artigo? Agora que você já sabe como fazer um planejamento de mídia online eficiente, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você ficará sempre por dentro de assuntos relevantes e receberá dicas incríveis constantemente!

Mel Oliveira

7 dezembro

A Converse apoia e acelera empreendedores e startups de alto impacto.

Aqui na Converse, a gente acredita que compartilhar conhecimento é uma excelente forma de fomentar o crescimento dos negócios. Por isso, para fechar o ano com chave de ouro, aceitamos o convite de participar de alguns projetos que têm a intenção de desenvolver, apoiar e acelerar negócios e startups baianas. Assim, reunimos alguns deles para […]

certificacao-hubspot

29 maio

Certificação Hubspot em Inbound Marketing.

A Hubspot é a maior referência em Inbound Marketing, por conta disso, a certificação Hubspot é muito importante para todo o profissional de marketing que deseja trabalhar, ou que já trabalha com Inbound Marketing. As aulas para a certificação Hubspot em Inbound Marketing são bem completas, pois além da metodologia Inbound aborda assuntos como SEO, […]

call-tracking-o-que-e-e-como-funciona

22 maio

Call Tracking, o que é e como funciona

Call Tracking é uma maneira de ter um controle maior sobre a sua equipe de vendas e mensurar o retorno do seu investimento em marketing tradicional (mídia impressa, outdoor, televisão, rádio), pois essas estratégias são mais complicadas de tangibilizar o resultado.  Com essa estratégia, também é possível contabilizar as ligações recebidas através de todas as […]