Relação entre produção de conteúdo e tráfego orgânico

Afinal, qual é a relação entre produção de conteúdo e tráfego orgânico?

Uma das buscas mais constantes no marketing digital é, sem sombra de dúvidas, o aumento do tráfego relevante dentro do site. Por isso, entender a relação entre conteúdo e tráfego orgânico é fundamental para as empresas que querem se manter sempre com um bom volume de usuários em sua página.

Já falamos, anteriormente, sobre o papel do conteúdo na estratégia de marketing digital de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao ganho de autoridade, aumento de conversões, entre outros fatores.

O ponto que será abordado aqui, no entanto, é um pouco diferente. Falaremos principalmente sobre como um bom conteúdo, de qualidade, fará com que a sua relevância nos buscadores se torne maior e, como consequência, aumente seu tráfego orgânico.

Conteúdo e tráfego orgânico

Quando temos uma dúvida, um problema que precisamos resolver ou temos dificuldades em qualquer área, qual a primeira coisa que fazemos? Buscamos no Google uma solução para nossa situação.

Ao fazer a busca, naturalmente, uma sorte de páginas terá o conteúdo exposto para você, usuário, que escolherá aquela que entende ser a que melhor atende o seu problema.

E é justamente nesse ponto que o bom conteúdo faz a diferença. Um bom conteúdo, que resolva o problema de seu cliente em potencial, fará com que esse usuário fique com uma boa impressão de seu site, ou seja, conseguirá chamar imediatamente a sua atenção.

Na próxima dúvida sobre esse assunto, inclusive, ele pode consultar seu site diretamente, ao invés de procurar novamente no Google pela solução de que precisa. Nessa hora você acaba de ganhar um seguidor, que acessará a sua página por conta da qualidade de seu conteúdo.

Resultados

Diferentemente de ações de links patrocinados, em que geralmente obtemos resultados em poucos dias após a veiculação de nossos anúncios, o tráfego orgânico por meio de conteúdo tende a levar mais tempo para trazer resultados.

Isso acontece porque, a cada vez que o Google entende que seu site é relevante, ele dá alguns pontos para a página. Conforme essa pontuação sobe, seu posicionamento na busca orgânica também aumenta. Assim, é possível chegar às posições mais relevantes.

A maior diferença com relação aos links patrocinados e, coincidentemente, o maior benefício do tráfego orgânico, no entanto, é justamente a sua durabilidade. Enquanto o tráfego de links patrocinados cessa assim que a verba acaba — o tráfego orgânico é duradouro e, do mesmo modo que leva tempo para se alcançar uma boa posição, sua empresa também não a perderá de um dia para o outro.

Elementos para um bom conteúdo

Naturalmente, o que realmente importa aqui é a qualidade do conteúdo, ou seja, o quão relevante ele é para o seu usuário.

No entanto, existem maneiras de fazer com que ele seja considerado mais interessante pelos buscadores, o que pode ser um bom fator de desempate na hora de decidir se você ou seu concorrente ficará na frente na busca orgânica. São eles:

  • títulos: é o que motiva, ou não, um usuário a clicar em seu site. Por isso, precisa ser persuasivo e prometer resolver o problema do cliente;
  • meta description: é, basicamente, um resumo do conteúdo que está em seu artigo. Precisa fazer sentido, assim o leitor pode saber se aquele texto realmente é interessante para ele;
  • links internos: se você tem outros conteúdos produzidos, crie links para esses conteúdos. Assim seu usuário poderá ver que tem muito mais a oferecer e passará mais tempo em seu site;
  • imagens: ilustre seu texto com imagens, gráficos e outros recursos. Além de deixar o texto mais fácil de ser lido, aumenta a qualidade da experiência de seu usuário.

Além dessas, existem outras regras importantes de SEO que podem ajudar o seu site a se posicionar ainda melhor nos buscadores. Desse modo, muita atenção a essas práticas, pois elas podem ser o verdadeiro diferencial para o posicionamento de seu website.

Agora que você já sabe qual a relação entre conteúdo e tráfego orgânico, confira nossas dicas para aumentar as conversões em seu blog e melhore ainda mais o potencial de lucros de sua empresa na internet!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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