SLA: o acordo entre Marketing e Vendas - Agência Converse
SLA o acordo entre marketing e vendas

SLA: o acordo entre Marketing e Vendas

A união dos departamentos de Marketing e Vendas não é algo comum nas empresas e a maioria dos profissionais dessas áreas têm em mente, e pode parecer estranho ouvir o conceito de Smarketing pela primeira vez.  Porém, essa prática traz grandes benefícios para a empresa, que percebe um aumento em sua receita. Veja abaixo o que é SLA e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a aumentar o faturamento.

O que é SLA?

SLA (Service Level Agreement), pode ser traduzido como Acordo de Nível de Serviço. Certo, mas o que isso quer dizer?

É um acordo entre os departamentos de Marketing e Vendas, que passam a trabalhar em prol de uma mesma meta: aumentar a receita da empresa. Esse acordo deixa claro qual o papel de cada time, e qual a meta de cada equipe.

SLA é o documento responsável por manter ambas as equipes alinhadas para o mesmo objetivo.

Como implementar o SLA para a minha empresa?

Com o SLA, cada time sabe exatamente o que esperar do outro e como ambos irão contribuir para o resultado final: aumentar o faturamento da empresa.

Veja abaixo alguns passos para implementar o SLA na sua empresa:

Limite as atividades de cada equipe

As tarefas de cada equipe precisam ficar muito bem definidas, para que uma não faça o trabalho da outra.

A equipe de marketing deve se preocupar com a geração e nutrição dos leads, enquanto o o departamento de vendas fica responsável em converter os leads em clientes.

Fale a mesma linguagem

As definições de cada métrica e de cada sigla precisa estar bem clara para cada equipe, para que não ocorra erro de interpretação de métricas e para que os gatilhos de passagem e as etapas do funil de vendas estejam bem claros para cada equipe.

Formalize metas dos departamentos de Marketing e Vendas

A meta de cada equipe deve ser formalizada. A equipe de Marketing precisa passar um número de leads qualificados para a equipe de Vendas trabalhar. Quantos leads, em média, são necessários para um converter um cliente? O time de Sales precisa aprovar a qualidade dos leads recebidos do Marketing e entrar em contato para fechar negócio.

Mantenha a comunicação aberta

Reuniões semanais são importantes para evitar possíveis surpresas, saber o quão próximo estão de bater a meta mensal e o que falta ser feito.

Reuniões mensais também são de fundamental importância para avaliação de resultados e próximos passos.

Acompanhar métricas e KPIs

Crie e compartilhe um dashboard comum com os dados mais importantes de Marketing e Vendas. Cheque diariamente resolver os problemas no momento em que forem encontrados.

Por meio do SLA, a colaboração se torna mais fácil e as responsabilidades em torno da receita da empresa é dividida. Agora que você já sabe até como criar um, é hora de agir e colocar o Smarketing em prática!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]