A união dos departamentos de Marketing e Vendas não é algo comum nas empresas e a maioria dos profissionais dessas áreas têm em mente, e pode parecer estranho ouvir o conceito de Smarketing pela primeira vez. Porém, essa prática traz grandes benefícios para a empresa, que percebe um aumento em sua receita. Veja abaixo o que é SLA e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a aumentar o faturamento.
SLA (Service Level Agreement), pode ser traduzido como Acordo de Nível de Serviço. Certo, mas o que isso quer dizer?
É um acordo entre os departamentos de Marketing e Vendas, que passam a trabalhar em prol de uma mesma meta: aumentar a receita da empresa. Esse acordo deixa claro qual o papel de cada time, e qual a meta de cada equipe.
SLA é o documento responsável por manter ambas as equipes alinhadas para o mesmo objetivo.
Com o SLA, cada time sabe exatamente o que esperar do outro e como ambos irão contribuir para o resultado final: aumentar o faturamento da empresa.
Veja abaixo alguns passos para implementar o SLA na sua empresa:
As tarefas de cada equipe precisam ficar muito bem definidas, para que uma não faça o trabalho da outra.
A equipe de marketing deve se preocupar com a geração e nutrição dos leads, enquanto o o departamento de vendas fica responsável em converter os leads em clientes.
As definições de cada métrica e de cada sigla precisa estar bem clara para cada equipe, para que não ocorra erro de interpretação de métricas e para que os gatilhos de passagem e as etapas do funil de vendas estejam bem claros para cada equipe.
A meta de cada equipe deve ser formalizada. A equipe de Marketing precisa passar um número de leads qualificados para a equipe de Vendas trabalhar. Quantos leads, em média, são necessários para um converter um cliente? O time de Sales precisa aprovar a qualidade dos leads recebidos do Marketing e entrar em contato para fechar negócio.
Reuniões semanais são importantes para evitar possíveis surpresas, saber o quão próximo estão de bater a meta mensal e o que falta ser feito.
Reuniões mensais também são de fundamental importância para avaliação de resultados e próximos passos.
Crie e compartilhe um dashboard comum com os dados mais importantes de Marketing e Vendas. Cheque diariamente resolver os problemas no momento em que forem encontrados.
Por meio do SLA, a colaboração se torna mais fácil e as responsabilidades em torno da receita da empresa é dividida. Agora que você já sabe até como criar um, é hora de agir e colocar o Smarketing em prática!
14 fevereiro
A Converse, agência premiada pela Resultados Digitais (RD Station), irá ministrar o curso Inbound Marketing na Prática, em Salvador, entre os dias 11 e 15 de Março, em Salvador. O Inbound Marketing é uma estratégia de comunicação para pequenas, médias e grandes empresas, que visa atrair o interesse das pessoas para um determinado produto ou […]
7 dezembro
Aqui na Converse, a gente acredita que compartilhar conhecimento é uma excelente forma de fomentar o crescimento dos negócios. Por isso, para fechar o ano com chave de ouro, aceitamos o convite de participar de alguns projetos que têm a intenção de desenvolver, apoiar e acelerar negócios e startups baianas. Assim, reunimos alguns deles para […]
29 maio
A Hubspot é a maior referência em Inbound Marketing, por conta disso, a certificação Hubspot é muito importante para todo o profissional de marketing que deseja trabalhar, ou que já trabalha com Inbound Marketing. As aulas para a certificação Hubspot em Inbound Marketing são bem completas, pois além da metodologia Inbound aborda assuntos como SEO, […]