O marketing digital oferece diversas possibilidades bem atraentes para as marcas impactarem seu público e aumentarem sua visibilidade. Mas, para ter certeza de que você está no caminho certo, precisa analisar as métricas de redes sociais corretas.
Essas plataformas são decisivas para entrar em contato com seu público, mas somente trazem resultados quando uma estratégia de qualidade é implementada. O melhor meio para isso é analisar suas métricas e tomar decisões a partir delas.
Além de existirem várias redes sociais, nem todas as métricas têm o mesmo peso para as diferentes plataformas: que é importante em uma pode não ser tão decisiva na outra. Ao saber dessas particularidades, você se torna capaz de observar os números certos para otimizar sua estratégia.
Conheça agora as métricas de redes sociais que você precisa acompanhar nas 3 principais plataformas!
A maior rede social do mundo tem cerca de 1,8 bilhão de usuários, portanto, pode sempre oferecer uma base de público bem vasta para a sua marca. No entanto, olhar só para a audiência não é o suficiente.
Há algumas das métricas de redes sociais que conseguem apontar o quão perto você está dos seus objetivos, por isso você deve acompanhá-las no Facebook. Por exemplo, a taxa de cliques mostra o quanto de tráfego você conseguiu enviar para a sua oferta.
Para que seja possível conquistar cada vez mais leads dessa forma, você precisa publicar conteúdo que atraia atenção e gere engajamento. No Facebook, quanto mais alcance um post consegue, maiores são suas chances de receber ainda mais visibilidade. Portanto, implemente todas as estratégias necessárias para que o seu conteúdo seja bem recebido.
Nessa rede social, o contato com o público também deve ser o foco da sua análise de métricas de redes sociais. Além de conferir curtidas e comentários, acompanhe as visualizações em vídeos e stories.
É importante ficar de olho no crescimento da base de usuários do perfil. Enquanto no Facebook é mais fácil atingir gente que ainda não tem contato com sua marca, no Instagram o foco está na sua audiência já conquistada.
Como o uso de hashtags é bem forte nessa plataforma, vale a pena observar o quanto o volume delas consegue entregar engajamento extra ao seu conteúdo. Intensifique a sua estratégia caso seja necessário.
Focado em atualizações rápidas e em tempo real, o Twitter é uma rede social que oferece dados bastante ricos para melhorar a sua estratégia. Para isso, é preciso observar as métricas certas.
Comece monitorando o número de seguidores do seu perfil. Lembre-se também de observar o alcance de cada post, já que retweets e replies facilitam a entrega deles a quem ainda não segue a conta.
Um dos principais focos do Twitter está na publicação de links. Portanto, uma das métricas de redes sociais que você mais precisa observar no Twitter é a taxa de cliques. O seu objetivo deve sempre ser o de direcionar o máximo de tráfego possível.
Agora você já tem todas as informações que precisa para analisar as métricas de redes sociais certas e melhorar cada vez mais a estratégia digital da sua marca. Para permanecer relevante, a sua estratégia tem que estar em transformação constante: fique de olho nas tendências de mercado e do marketing digital para se antecipar em relação aos seus concorrentes.
Siga a Converse nas redes sociais para ficar sempre por dentro de todas as novidades: acompanhe a página no Facebook e o perfil no Instagram!
18 outubro
Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]
8 setembro
No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes. Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]
29 agosto
Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]