Marketing de conteúdo e marketing offline: no que é melhor investir? - Agência Converse

Marketing de conteúdo e marketing offline: no que é melhor investir?

Para entender a diferença entre marketing de conteúdo e marketing offline, é preciso reconhecer que não existem segredos quando o assunto é conquistar espaço no mercado, pois tudo começa com uma estratégia bem construída. Assim, é possível produzir planos para atingir objetivos a partir de uma análise da concorrência, das características do público e de outros fatores.

Consequentemente, é hora de escolher o ambiente para investir na campanha: o online ou o offline.

Você ainda tem dúvidas sobre essa decisão? Então confira o nosso post de hoje!

O online e o offline

No passado, só havia o offline, pois as ferramentas de comunicação se restringiam a anúncios de TV e rádio, outdoors, panfletos etc.

Atualmente, com o surgimento de recursos digitais baseados em ambiente online, novas possibilidades despontaram para possibilitar uma comunicação mais veloz, econômica e ajustável.

Dessa forma, enquanto um tipo de comunicação permite atualizações constantes — praticamente em tempo real —, o outro, mais tradicional, funciona de maneira mais lenta, em função de um comportamento do consumidor que não deixou de existir — as pessoas ainda passam por outdoors, assistem TV, ouvem rádio —, mas que muda consideravelmente.

Marketing de conteúdo e marketing offline

Assim, é inegável reconhecer que o marketing digital tem se aproximado mais do grande público ao apresentar campanhas destinadas a ferramentas extremamente populares, como os smartphones. Dessa forma, é preciso considerar essa abordagem como parte relevante de uma campanha de marketing digital.

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz é capaz de converter muito. Para tanto, ela deve funcionar por meio de algumas atitudes.

  • Pesquisando palavras-chave: assim, é possível ter uma ideia sobre os principais interesses do público-alvo, além de conhecer os termos mais utilizados por ele para resolver seus problemas por meio de informações nos mecanismos de pesquisa.
  • Trabalhando com uma boa chamada: ela deve ser convincente e persuasiva, para que seu público sinta-se atraído.
  • Mostrando clareza em cada proposta: dessa forma, as pessoas não perderão tempo para tomar decisões na internet. É preciso considerar que existem inúmeros anúncios aparecendo na frente delas o tempo inteiro, por isso, é natural que elas não prestem muita atenção em todos eles. Ao criar um conteúdo para converter, é preciso trabalhar com: encantamento, objetividade e approach personalizado.
  • Criando textos que sejam exatamente aquilo que os leitores procuram: para isso, é preciso pensar em títulos informativos e impactantes, desenvolver a história com qualidade, por meio de argumentos e coerência — além de apresentar imagens para facilitar a leitura.

Como visto, uma estratégia de marketing de conteúdo é complexa, mas ocorre de uma maneira muito mais ágil do que uma de marketing tradicional, ou seja, de marketing offline. Além de ser consideravelmente mais barata.

Marketing de conteúdo terceirizado

Então fica a pergunta: com tantas peculiaridades, será que não vale a pena terceirizar essa estratégia e deixá-la sob responsabilidade de uma empresa focada em apresentar conteúdo de qualidade?

De fato, em muitos casos, o próprio dia a dia das organizações impede os profissionais de dedicarem-se à produção de conteúdo ou, ao menos, de deixá-lo como gostariam.

Além disso, uma empresa que trabalha exclusivamente com marketing de conteúdo é capaz de produzir textos contando com as ferramentas necessárias para atingir um número significativo de visitantes para um site — considerando a pesquisa de palavras-chave, por exemplo.

Assim, toda a estratégia que a sua organização precisa desenvolver para atingir objetivos será concentrada em um trabalho que oferecerá excelente custo-benefício.

Gostou do nosso post sobre marketing de conteúdo e marketing offline? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos atualizados por e-mail!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]