Marketing por dados: o que é e por onde começar? - Agência Converse

Marketing por dados: o que é e por onde começar?

O que você poderia fazer com um banco de dados recheado de informações, com o uso de uma nova estratégia, o marketing por dados?

É óbvio que, imediatamente, você pensa nas inúmeras ações estratégicas que passa a criar e nos resultados cada vez mais assertivos.

Com o mundo cada vez mais conectado e a competitividade mais alta, é preciso recorrer a essas estratégias. Nesse contexto, o olhar fica menos atento a achismos e mais focado no que realmente fará a diferença para seus resultados, os dados.

Afinal, o que é marketing por dados?

Diferentemente do marketing digital, no qual existem apenas inúmeros dados das diversas ferramentas, o marketing por dados é o processo pelo qual todos esses dados são analisados para que gerem ideias para tomadas de decisão e ações mais assertivas.

Nessa estratégia, os dados são usados para gerar insights e melhores escolhas, indo além do que é feito tradicionalmente — a pura mensuração de resultados.

Quer entender como pode usar essas informações a seu favor? Então continue lendo.

Quais os benefícios que os dados proporcionam?

Entender que os dados podem e devem ser usados além da perspectiva tradicional é o primeiro passo para avançar.

Afinal, as empresas já possuem um banco de dados com informações valiosas. O que resta é interpretá-los para fazer melhorias em seus processos e campanhas de marketing.

Então, acompanhe os benefícios do  marketing por dados, quando bem-feito.

Análise dos padrões de comportamentos

As interações dos consumidores com a sua marca pelos inúmeros canais de comunicação geram dados interessantes que, quando analisados, têm padrões que podem traçar suas preferências, informações importantes para ações de marketing futuras.

Previsão das tendências de mercado

Estratégias que começam a gerar gradativamente resultados positivos e fora da média, em geral, são as futuras apostas das grandes empresas. Já imaginou o impacto que teria saber disso antecipadamente?

Entendimento das preferências do consumidor

O que impacta um consumidor é a forma como a marca se relaciona e comunica suas ideias. Entender as suas preferências é fundamental para que essas ações sejam mais assertivas e gerem valor imediato para o seu cliente em potencial.

Como usar esses dados?

O entendimento do que é marketing por dados traz novas possibilidades de usá-lo para gerar resultados mais precisos para a empresa.

Existem práticas que vão fazer toda a diferença nos seus processos, como entender o padrão dos seus clientes, dos consumidores que ainda não converteram como clientes, e analisar o que precisam para que esse processo aconteça.

Além disso, é possível usar essa estratégia internamente para aumentar a performance da sua equipe através de métricas, analisando primeiramente os resultados atuais e interpretando-os para tomar novas medidas até alcançar o ponto de melhoria ideal.

Dados não são apenas números externos, mas são gerados a todo momento também dentro da empresa. Usá-los a seu favor para produzir melhorias significativas nos seus processos vai impactar diretamente os seus consumidores e clientes.

Essa é de fato a importância dos dados, de interpretá-los e de transformar informações em ideias de melhoria de processos internos e externos, de modo que as novas ações passem a gerar resultados impressionantes.

Você achou realmente útil entender a importância do marketing por dados e quer melhorar sua performance na web? Então, entre em contato conosco!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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