Redução de custos na empresa: como economizar sem perder em qualidade? - Agência Converse

Redução de custos na empresa: como economizar sem perder em qualidade?

Um dos desafios que qualquer gestor está sujeito é o equilíbrio entre desenvolver seu negócio e a redução de custos na empresa — sem abrir mão de sua qualidade técnica.

A boa notícia é que economia pode ser, sim, sinônimo de uma gestão focada em resultados. Afinal, é possível garantir a expansão dos negócios com menos gastos nos processos — desde que bem planejada e envolvendo todas as áreas da organização.

E, para ajudar nessa empreitada, reunimos hábitos que podem ser incorporados à sua rotina, visando a redução de custos na empresa, mas sem perder em qualidade. Confira!

Desenvolva metas de redução de custos

Em primeiro lugar, analise os custos fixos da empresa (como materiais de escritório e contas de luz e água) e confira quais sofreram aumento nos últimos meses.

Assim, já se tem um indicativo de onde iniciar a redução de custos, e não há maneira melhor de cumprir essas resoluções do que contar com o apoio dos colaboradores.

Entre algumas ações pequenas, mas eficientes, podemos citar a conscientização no desperdício de energia elétrica e água. O que pode se traduzir em:

  • Dispensar o uso contínuo do ar-condicionado;
  • Abrir mais as janelas, privilegiando o ar e iluminação naturais;
  • Substituir aparelhos por modelos econômicos no consumo (identificados pelo Selo Procel);
  • Desligar a luz e o monitor do computador ao se ausentar do ambiente.

Ou seja: pequenos gestos que, acumulados, podem trazer grandes resultados.

Deixe sua empresa mais digital

Ao imprimir menos, a redução de custos na empresa começa no material de escritório e se estende à manutenção de equipamentos e também no consumo de energia elétrica.

Além disso, optar pela digitalização e por sistemas que integram processos torna a rotina mais agilizada, minimiza problemas, como o extravio ou a perda de documentos, e reduz a necessidade de espaços físicos para arquivar o volume de papéis.

Analise o seu fluxo de caixa

Identificar com antecedência os períodos de vendas escassas pode ser uma oportunidade para renegociar prazos de pagamentos com os fornecedores, por exemplo.

Da mesma maneira que um alinhamento com o financeiro permite o monitoramento mais eficiente das saídas — o que pode ajudar a apontar gastos desnecessários e cortá-los.

Explore mais estratégias e ações digitais

Conhecer o público-alvo é, hoje em dia, uma necessidade para que as empresas aprendam mais sobre os seus hábitos e, consequentemente, entendam como atraí-los e a oferecer condições realmente vantajosas para seus consumidores.

E, com as redes sociais, você tem um canal de comunicação prático, econômico e eficaz para interagir com os seus seguidores. Sem falar que são ferramentas de grande valia para divulgar produtos, promoções e novidades.

Não se esqueça, entretanto, de monitorar o impacto dessas ações. Afinal, você pode estar lidando com um público interessado nos seus produtos ou serviços, mas cada pessoa se encontra em uma etapa de sua jornada de compra. Isso significa enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento exato.

Logo, monitorar os resultados de cada campanha permite um planejamento mais eficiente para as próximas estratégias, focando na redução de custos, mas com resultados atrativos de crescimento.

Explore mais ideias de redução de custos na empresa

E então, o que achou das dicas que trouxemos para você? Agora, caso tenha aplicado outras estratégias para a redução de custos na empresa, não guarde o segredo para si e expanda essa discussão! Basta compartilhar sua opinião nos comentários desse post!

Maria Luiza

Maria Luiza é COO da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

google shopping o que e, e como funciona

18 Abril

Google Shopping: o que é e como funciona?

A tecnologia é uma grande aliada das lojas virtuais. Aliás, elas nem existiriam se não fosse pelo avanço tecnológico. Hoje, é possível contar com possibilidades cada vez melhores para divulgar os seus produtos e impactar mais clientes em potencial. Para que a sua loja permaneça relevante na internet e fora dela, é preciso conhecer recursos […]

marketing-digital-e-campanhas-de-marketing-quais-sao-as-diferencas

18 Abril

Marketing digital e marketing tradicional: quais são as diferenças?

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores, principalmente com a popularização e o crescente aumento de alcance da internet, é: onde vale mais a pena investir, em campanhas de marketing tradicional ou no marketing digital? Responder essa pergunta não é uma tarefa simples. Pensando nisso, separamos o artigo de hoje para ajudá-lo a entender cada uma […]

marketing-integrado

13 Abril

Marketing Integrado, o que é?

O Marketing Integrado é extremamente importante para que o cliente tenha uma boa experiência nos seus canais de vendas. Imagine que você fez uma compra em um e-commerce, que entregou o produto errado. Você fez a reclamação através de mensagem privada no Facebook, enviou o número do pedido e, algumas horas depois, recebe um e-mail […]