SEO on Page: Quais são as melhores práticas do mercado?

SEO on page: quais são as melhores práticas do mercado?

Estar à frente dos concorrentes nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca não é questão de vaidade, e sim um fator importante para a sua estratégia de marketing digital. Não é novidade para ninguém que grande parte dos usuários não passam da primeira página quando fazem suas pesquisas. Sendo assim, utilizar práticas de SEO on page deve ser uma de suas prioridades.

Antes de começar a executar essa estratégia, é preciso ter em mente que — ao contrário dos links patrocinados — leva certo tempo para os resultados aparecerem. É comum que muitos desanimem após um ou dois meses da implementação, entretanto, os frutos colhidos por aqueles que perseveram são altamente satisfatórios.

Quer saber o que é SEO on page e quais práticas devem ser adotadas? Continue lendo o artigo!

Afinal, o que é SEO on page?

É um termo utilizado para designar um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em seu site ou blog para melhorar sua posição nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca — como o Google e o Bing. Ou seja, toda a otimização é feita dentro do seu domínio.

Grande parte dessas técnicas somente são possíveis de serem aplicados por meio dos conteúdos, e o blog é o melhor canal para as constantes publicações. Você deve recheá-lo com materiais relevantes para o público-alvo utilizando os métodos indicados. Dessa forma, suas chances de ficar bem posicionado aumentam gradativamente.

Quais práticas de SEO on page dão resultados?

Distribuição de palavras-chave

A utilização das palavras-chave é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento. No entanto, sua distribuição deve ser bem planejada. O título, por exemplo, deve conter o termo escolhido e, de preferência, ficar posicionado à esquerda.

Vamos supor que a sua palavra-chave seja “móveis planejados”. Nesse caso, ao elaborar um artigo, o seu título pode ser: “Móveis planejados ou prontos? Qual é a melhor opção?”. A razão para isso é que, nos títulos longos, o motor de busca corta as palavras que estão à direita.

Linkagem interna

Outra tática que você deve adotar em sua prática de SEO on page é a linkagem entre os conteúdos. Quando você insere um hyperlink em uma página, apontando para outra de seu próprio domínio, a probabilidade do usuário continuar mais tempo no seu site é maior. Todos esses detalhes, como tempo de navegação e taxa de rejeição, são levados em consideração para o ranqueamento.

Pegando o exemplo anterior, digamos que no meio do texto sobre móveis planejados você cita a palavra-chave “materiais em MDF”, e exista outro artigo falando desse assunto. Logo, você deve selecionar esse termo e inserir o hyperlink apontando para o conteúdo em questão.

URL amigável

Sabe aquelas URLs cheias de números e letras aleatórias? É um péssimo sinal para o SEO. É importante que você personalize sua URL, inserindo a palavra-chave para torná-la amigável aos mecanismos de busca. Além de contribuir para o SEO on page, o usuário terá ideia do conteúdo que vai acessar assim que ler.

Responsividade

Os aparelhos móveis, como tablets e smartphones, estão cada vez mais acessíveis. De acordo com uma pesquisa, os brasileiros utilizam mais o smartphone do que os computadores ou notebooks para acessar a internet. Sabendo disso, para melhorar a experiência do usuário, o Google passou a punir os sites que não se adéquam aos diferentes dispositivos.

Se o seu site ainda é daqueles em que o usuário precisa dar zoom para enxergar, atualize-o imediatamente. Não apenas o Google te punirá, como os visitantes sairão logo na primeira página. Afinal, ninguém consegue navegar em sites não responsivos.

Portanto, conhecer as melhores práticas de SEO on page é indispensável para que a sua empresa ganhe visibilidade na web. Ao aliar essas técnicas com uma estratégia de inbound marketing, sua taxa de conversão aumentará consideravelmente.

Gostou do nosso artigo sobre práticas de SEO on page? Quer ficar atualizado dos nossos conteúdos? Curta nossa página do Facebook e saiba quando publicarmos algo novo por aqui!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]