Mídia programática: o que é e quais suas vantagens? - Agência Converse
Mídia Programática

Mídia programática: o que é e quais suas vantagens?

Com a expansão do acesso à internet e dos dispositivos móveis, aumentar a eficiência das campanhas digitais se tornou um dos principais objetivos do marketing empresarial. Para atingir esse propósito, é importante entender o que é mídia programática e como ela auxilia as campanhas online.

Ficou interessado? Então leia e descubra!

O que é mídia programática?

Mídia programática é um modo programado de se adquirir e vender mídia por meio de uma ferramenta. Esse processo é automatizado, eliminando pontos de lentidão, como inclusões manuais de anúncios, análises burocráticas e um longo tempo de espera para anunciar.

Como funciona a compra e venda?

O processo de comercialização é feito por computador, que toma as decisões de aquisição de mídias e estabelece quais anúncios serão exibidos para diferentes grupos de indivíduos. Algumas empresas que fornecem plataformas de mídias programáticas são o Facebook e o Google.

Quais são os principais termos técnicos da mídia programática?

Quem pesquisar sobre mídia programática poderá se deparar com termos técnicos, como:

  • Ad Exchange: plataforma que simplifica a aquisição e venda de inventário de mídias por meio de leilão em tempo real;
  • AD Network: sistema que une anunciantes com portais que vendem seus espaços publicitários. Atua como agregador de conteúdo, conectando-se à Ad Exchange. Pode ser vertical, comercializando mídias de um só tema, ou horizontal, juntando canais por padrão de conteúdo;
  • Demand-Side Plataform (DSP): plataforma que ajuda o anunciante. Após ele definir os perfis de clientes que deseja atingir, o sistema se conecta à Ad Exchange, busca e mostra onde eles se encontram;
  • Sell-Side Plataform (SSP): plataforma que analisa em tempo real todos os inventários da organização que quer vender os anúncios, integrando vários segmentos do mercado;
  • Real Time Bidding (RTB): sistema que reúne e entrega informações sobre usuários em questão de milissegundos, como os aplicativos ou páginas em que estão. Nele, os anunciantes farão lances de compra em uma espécie de leilão em tempo real.

Quais são os tipos de mídia programática e as formas de pagamento?

Existem muitos tipos de mídia programática, como vídeos, notícias institucionais e mobile. Banners também são comuns.

Um inventário com as mídias pode ser reservado, sendo conhecido como Private Ad Exchange ou Private Deal. Isso ocorre quando um anunciante ganha preferência sobre ele. Também há os não reservados, que podem ser adquiridos por qualquer um com acesso a um DPS.

A compra pode ser feita por 2 formas:

  1. no modelo de “Custo por Mil Impressões” (CPM);
  2. ou, mais comumente, por meio de leilão com intermédio de RTB.

Quais são as vantagens da mídia programática e por que investir nela?

O investimento em mídia programática passou a representar a maior parte do gasto em publicidade digital nos EUA. Para se ter uma ideia, em 2018, a empresa de pesquisa em tópicos digitais E Market estima que cerca de 3 em cada 4 dólares aplicados em anúncios em vídeo serão transacionados de forma programática.

Essa é uma tendência que tem ganhado força em outros mercados devido às suas vantagens, por isso, é importante incluí-la nas suas estratégias de marketing digital. Além disso, ela entrega os seguintes benefícios:

Maior eficiência

Automatiza e torna mais eficiente a aquisição de mídias, otimizando as campanhas com base em dados obtidos graças a análises feitas por softwares especializados.

Melhor segmentação do público-alvo

A mídia programática possui um funcionamento distinto de grande parte dos ads exibidos em portais, sites e blogs. Esse tipo de banner geralmente é mostrado para qualquer internauta, enquanto que a mídia programática é segmentada para cada perfil.

Desse modo, não há mais dispersão de publicidade em sites aleatórios e sem critérios, sendo possível empregar até segmentação contextual, ou seja, conforme o tema tratado na página. Também há maiores chances de atingir as personas do negócio.

Maior controle do alcance dos anúncios

Dá para controlar melhor os resultados das campanhas, especialmente o alcance dos usuários, e isso de forma segmentada por faixa etária, perfil de navegação, gostos etc.

Pelos motivos apresentados, fica evidente que a mídia programática é uma excelente opção para quem deseja aperfeiçoar suas campanhas virtuais.

Agora que você já sabe o que é mídia programática, siga a gente nas nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram) para receber mais conteúdos estratégicos para suas campanhas!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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