Prático, altamente eficaz e com custos menores, o inbound marketing revolucionou a promoção de produtos e serviços, o relacionamento com os clientes, as vendas, e diversas outras áreas-chave para as empresas. Porém, nenhuma empresa está livre de cometer erros de inbound marketing. A boa notícia é que muitos deles são contornáveis, uma vez que a empresa perceba que eles estão lá.
Através do uso estratégico do conteúdo e dos canais digitais, o inbound marketing conduz consumidores ao longo de toda sua jornada de compra, de forma conveniente, com relevância e segmentação. Não é a toa que empresas que investem em inbound marketing são quatro vezes mais propensas a avaliar suas estratégias de marketing como efetivas, segundo um levantamento do HubSpot.
No post de hoje, separamos alguns dos erros mais comuns em inbound marketing e como evitá-los. Anote:
Basear estratégias no chamado “achismo”, em conhecimentos ou opiniões pessoais, é um risco enorme. Basta lembrar quantas vezes o comportamento de um consumidor ou um dado sobre o mercado surpreendeu você. Não é raro nos enganarmos sobre eles!
Por isso, construa suas estratégias sempre em dados concretos. No inbound marketing, esse cuidado deve ser redobrado na construção das buyer personas — aquelas personagens semifictícias que resumem as principais características de seu público-alvo e ajudam a guiar seu planejamento. Não economize esforços e recursos na hora de traçar esse perfil. Afinal, toda estratégia será voltada para ele.
Quando você não constrói sua estratégia com base no funil de vendas do seu consumidor, corre o risco de produzir conteúdo que não vende. Seus esforços, quando não guiados, podem acabar não conduzindo o consumidor pelo processo de compra, como é esperado de uma estratégia de inbound marketing. São tiros no escuro!
Por isso, conheça bem o funil de vendas e toda jornada que seu consumidor percorre até realizar a compra. Produza conteúdo adequado a cada etapa e o divulgue nos canais certos.
Esse item é uma das consequências do item anterior. Muita gente produz conteúdo por produzir, sem pensar nos objetivos da empresa. O conteúdo está lá, mas serve para pouca coisa.
Além da falta de resultados, esse erro leva a problemas que podem custar um cliente — como a oferta de conteúdo institucional para quem ainda não está preparado para ele.
Sempre tenha objetivos claros por trás do conteúdo. E os acompanhe por meio dos indicadores-chave de performance certos — os KPIs, na sigla em inglês.
O consumidor está exposto a muita informação na web e ele precisa de praticidade. Por isso, o conteúdo deve ser adaptado a ela e não apenas para que seja encontrado pelos buscadores com as palavras-chave certas. Ele precisa ser fácil de ler nas telas: com parágrafos curtos, intertítulos e links para outros materiais.
Cuidado, também, com a qualidade dos seus canais digitais. Eles devem ter boa usabilidade e ser fáceis utilizar. A concorrência é grande na web! Se o usuário não entender ou não conseguir acessar seu conteúdo, certamente vai procurar em outro lugar.
Em um ambiente como a web, onde tudo é mensurável, não acompanhar os resultados dos seus esforços é quase imperdoável. Sem eles, como saber a real situação da empresa? Ou para onde ela vai?
Mesmo assim, muitas empresas ainda se esquecem de acompanhar os dados do seu site, blog, redes sociais, entre outros. O resultado são erros de investimento e de estratégia.
Para evitar isso, garanta que sua equipe acompanhe seus dados com frequência e tenha visão apurada para identificar problemas e oportunidades. Muitas ferramentas de mensuração são gratuitas, como o próprio Google Analytics. Por isso, sem desculpas!
O inbound marketing foi feito para o novo consumidor: o consumidor conectado, exigente, acostumado à praticidade e à interação. E ele, certamente, só tem vantagens para ambos os lados. Enquanto os consumidores ganham em conveniência e conteúdo de qualidade, as empresas ganham em estratégias mais eficientes. Basta evitar os erros de Inbound Marketing e colher os bons resultados!
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