Um dos desafios que qualquer gestor está sujeito é o equilíbrio entre desenvolver seu negócio e a redução de custos na empresa — sem abrir mão de sua qualidade técnica.
A boa notícia é que economia pode ser, sim, sinônimo de uma gestão focada em resultados. Afinal, é possível garantir a expansão dos negócios com menos gastos nos processos — desde que bem planejada e envolvendo todas as áreas da organização.
E, para ajudar nessa empreitada, reunimos hábitos que podem ser incorporados à sua rotina, visando a redução de custos na empresa, mas sem perder em qualidade. Confira!
Em primeiro lugar, analise os custos fixos da empresa (como materiais de escritório e contas de luz e água) e confira quais sofreram aumento nos últimos meses.
Assim, já se tem um indicativo de onde iniciar a redução de custos, e não há maneira melhor de cumprir essas resoluções do que contar com o apoio dos colaboradores.
Entre algumas ações pequenas, mas eficientes, podemos citar a conscientização no desperdício de energia elétrica e água. O que pode se traduzir em:
Ou seja: pequenos gestos que, acumulados, podem trazer grandes resultados.
Ao imprimir menos, a redução de custos na empresa começa no material de escritório e se estende à manutenção de equipamentos e também no consumo de energia elétrica.
Além disso, optar pela digitalização e por sistemas que integram processos torna a rotina mais agilizada, minimiza problemas, como o extravio ou a perda de documentos, e reduz a necessidade de espaços físicos para arquivar o volume de papéis.
Identificar com antecedência os períodos de vendas escassas pode ser uma oportunidade para renegociar prazos de pagamentos com os fornecedores, por exemplo.
Da mesma maneira que um alinhamento com o financeiro permite o monitoramento mais eficiente das saídas — o que pode ajudar a apontar gastos desnecessários e cortá-los.
Conhecer o público-alvo é, hoje em dia, uma necessidade para que as empresas aprendam mais sobre os seus hábitos e, consequentemente, entendam como atraí-los e a oferecer condições realmente vantajosas para seus consumidores.
E, com as redes sociais, você tem um canal de comunicação prático, econômico e eficaz para interagir com os seus seguidores. Sem falar que são ferramentas de grande valia para divulgar produtos, promoções e novidades.
Não se esqueça, entretanto, de monitorar o impacto dessas ações. Afinal, você pode estar lidando com um público interessado nos seus produtos ou serviços, mas cada pessoa se encontra em uma etapa de sua jornada de compra. Isso significa enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento exato.
Logo, monitorar os resultados de cada campanha permite um planejamento mais eficiente para as próximas estratégias, focando na redução de custos, mas com resultados atrativos de crescimento.
E então, o que achou das dicas que trouxemos para você? Agora, caso tenha aplicado outras estratégias para a redução de custos na empresa, não guarde o segredo para si e expanda essa discussão! Basta compartilhar sua opinião nos comentários desse post!
18 outubro
Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]
8 setembro
No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes. Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]
29 agosto
Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]