Antes de planejar e produzir um conteúdo para cada etapa do funil de vendas, é importante pensar na sua persona e nos diferentes estágios que ela pode se encontrar. Cada estágio do funil corresponde a uma fase específica da jornada de compra, conforme vemos a seguir:
Esse esquema só reforça a ideia de que é importante conhecer bem sua persona e o caminho que ela costuma percorrer até a compra do seu produto ou serviço. Assim, você conseguirá entregar conteúdos relevantes de acordo com a fase de compra e converter mais leads e clientes.
Para te ajudar, selecionamos os melhores formatos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Confira!
Os conteúdos do topo costumam ser mais genéricos. Eles são usados para atrair a atenção de pessoas que ainda não descobriram ou não reconheceram o seu problema. Além disso, devem envolver esse público, formar uma audiência fiel e começar a gerar os primeiros leads.
Aqui, os consumidores estão longe de querer comprar alguma coisa ou conhecer suas ofertas tão cedo.
Formatos:
No meio, os consumidores já sabem quais são os seus problemas e, agora, começam a buscar soluções para resolvê-los. Nessa fase, é muito importante aprofundar o relacionamento com esses leads, fazer eles criarem ainda mais confiança na sua empresa e mostrar que o tipo da sua oferta pode atender às demandas.
Nesse momento, o objetivo é qualificar esses leads, isto é, coletar informações que os enquadrem no perfil de cliente ideal e aumentar o interesse deles sobre a sua oferta.
Formatos:
Essa é a fase derradeira. O objetivo é gerar estímulos para o potencial cliente comprar sua oferta. Nessa hora, você deve falar abertamente do seu produto para esclarecer as dúvidas e derrubar as objeções do lead.
É o momento de ser mais direto e conquistar esse novo cliente!
Formatos:
Por mais que tenham tipos específicos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas, vale mais o direcionamento dos materiais do que o formato em si. Um webinar, por exemplo, pode ser útil nos três estágios do funil, desde que conversem diretamente com a fase da jornada dos seus consumidores. Dessa maneira, você estará entregando as informações que seus prospects e leads mais precisam no momento certo e, assim, gerando mais conversões para o seu funil.
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