Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa tem a oferecer.
Mais especificamente, o ICP pode ser definido como um perfil de cliente ideal, isto é, o tipo de empresa que mais se beneficiaria com seu produto ou serviço. As empresas que se enquadram no seu ICP estão mais propensas a comprar e continuar usando o seu produto, sendo extremamente importantes para o crescimento dos negócios.
Para saber mais sobre ICP, continue a leitura:
Um ICP, ou Ideal Customer Profile, é um método utilizado para estabelecer o cliente ideal para o qual o seu produto ou serviço oferece algum valor. Em outras palavras, o ICP corresponde à descrição de uma empresa semi-fictícia que possui todas as características necessárias para usufruir da solução que você fornece.
Definir claramente um ICP em suas estratégias de marketing ajuda a descobrir quais problemas devem ser resolvidos por seu produto ou serviço, alinhando sua solução às necessidades e expectativas dos clientes. Também contribui para a criação de roteiros futuros, focados em aprimorar seu produto ou serviço e melhorar sua proposta de valor.
Para estabelecer ICPs precisos e realistas, é necessário realizar algumas pesquisas, seguindo essas três etapas:
Para encontrar o perfil de cliente ideal, você deve considerar as contas mais lucrativas de seus clientes existentes com base no valor vitalício, isto é, o lucro líquido gerado por cada um deles. Nessa etapa, é importante focar em dados analíticos para verificar a periodicidade das compras, o montante investido por cada cliente, a concessão de ofertas ou descontos, entre outras informações importantes.
Realizar pesquisas e entrevistas com seus clientes é fundamental para produzir informações quantitativas e qualitativas. Tente realizar entrevistas pessoalmente, no entanto, se isso não for viável, as pesquisas podem ser realizadas através de questionários online. As perguntas preparadas devem fornecer dados como:
Além de levantar esses pontos, sente-se com sua equipe e realize um brainstorming de perguntas relevantes para seus clientes ideais.
Depois de reunir todas as informações, compile as métricas e crie um perfil de cliente ideal estruturado e bem definido. O modelo de ICP deve consistir em tópicos comuns predominantes entre clientes bem-sucedidos. Use os dados para descobrir as características comuns compartilhadas em termos de objetivos de negócios, comportamento de compra, etc.
Um exemplo de perfil de cliente ideal para uma empresa de software de suporte técnico B2B pode ser algo assim:
“Nosso cliente ideal é uma empresa B2B SaaS no Brasil que tenha uma equipe de atendimento ao cliente de pelo menos 10 pessoas e uma receita anual de pelo menos 2 milhões. Sua base de clientes é composta por pequenas e médias empresas que exigem treinamento e suporte práticos significativos.
Como você pode ver, este exemplo de perfil de cliente ideal não atinge todas as características que discutimos acima. Cabe à sua equipe determinar quais fatores são os mais importantes para incluir em seu ICP.”
Além de facilitar o trabalho dos vendedores, o ICP contribui para o aumento das conversões, já que garante a seleção de contatos mais qualificados para as vendas. Ademais, a definição do perfil de cliente ideal ajuda a melhorar a eficiência comercial como um todo, pois o profissional de vendas se dedicará a fechar negócios com quem realmente está interessado no produto ou serviço oferecido.
Vale ressaltar que o ICP também reduz o temido churn, isto é, a taxa de cancelamentos, uma vez que clientes engajados estão menos propensos a rescindir o contrato. Desse modo, o valor gerado para a companhia torna-se mais elevado, considerando que os clientes selecionados permanecerão mais tempo ativos na empresa.
A Converse é uma agência especializada em desenvolver táticas eficientes para que a sua empresa possa alcançar os melhores resultados em vendas e crescimento. Com uma equipe de profissionais especializados em diversas vertentes de marketing, a Converse disponibiliza estratégias robustas, sempre priorizando o alcance de resultados reais e a melhora da performance em mídias digitais.
Para agendar uma consultoria ou solicitar um orçamento, entre em contato através do Whatsapp (71) 99201-5334.
18 outubro
Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]
8 setembro
No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes. Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]
29 agosto
Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]