O que é marketing digital de performance - Agência Converse
marketing de performance

O que é marketing digital de performance

Você já ouviu falar em marketing de performance? Com novas mídias surgindo e o crescimento do marketing digital, diferentes estratégias e formas de se comunicar com o público precisaram ser desenvolvidas.

Para saber se sua estratégia de marketing digital está sendo efetiva, é preciso se basear em dados, fazer testes e um acompanhamento constante dos números. Dessa necessidade, surgiu o marketing de performance, que é focado em resultados.

Confira a seguir sobre a aplicação e os benefícios de adotar o marketing de performance em sua empresa!

Por que adotar o marketing de performance?

A maioria das empresas já entendeu a importância e adotou o marketing digital. Todavia, muitas ainda não conhecem ou não implementaram uma estratégia de marketing de performance. 

Neste tipo de marketing, todas as ações são baseadas em dados e focadas em resultados. Isso permite mensurar o retorno gerado pelo investimento em marketing digital, redirecionando recursos de forma mais estratégica. 

Fazendo uma análise detalhada, é possível verificar o desempenho de cada campanha, anúncio e de métricas específicas atreladas, como CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição) e CPL (Custo por Lead). Assim, você consegue identificar gargalos e corrigir falhas na sua estratégia de marketing de forma ágil e certeira.

Quais KPIs devem ser acompanhados?

Dentro de uma estratégia de marketing de performance, acompanhar indicadores é fundamental. Os principais são os seguintes:

  • Impressões: quantas vezes o anúncio foi mostrado para o público (lembrando que o mesmo anúncio pode aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário).
  • Cliques: é preciso comparar o número de impressões com a taxa de cliques para entender se o anúncio está, de fato, performando bem. Caso não esteja, é indicado realizar testes A/B.
  • Engajamento: indica quantas interações aconteceram em determinado post desde a publicação.
  • Leads: o objetivo principal de uma campanha ou anúncio é gerar novas oportunidades de negócio, e isso pode ser medido pelo número de leads adquiridos (potenciais clientes que tomaram alguma ação e/ou demonstraram interesse no seu serviço ou produto).
  • Novos clientes: o investimento em marketing só se justifica quando gera novas vendas.
  • Mídia paga e mídia orgânica: quanto maior o tráfego orgânico gerado, menos você terá que investir em anúncios pagos — o que não quer dizer que um seja melhor ou substitua o outro. Trata-se de otimizar recursos e investimentos, com estratégias complementares.

Quais os benefícios do marketing de performance?

Até aqui já deu para entender o que é o marketing de performance por que sua empresa deveria implementar essa estratégia. Para que fique ainda mais claro, listamos de forma resumida os principais benefícios proporcionados pelo marketing de performance:

  • Análise em tempo real: isso permite que falhas sejam detectadas e corrigidas com mais agilidade, facilitando a tomada de decisão.
  • Mudanças rápidas: é possível, por exemplo, fazer alterações imediatas em uma copy de um anúncio que esteja com baixa taxa de cliques, visando otimizar os resultados.
  • Resultado palpável: aplicando o marketing de performance, você pode comparar canais, anúncios e campanhas diferentes, identificando quais estão sendo mais efetivos para o seu negócio e redistribuindo recursos e investimentos, se for o caso.

Como implementar o marketing de performance?

Agora que você provavelmente já se convenceu da importância e compreendeu as vantagens do marketing de performance, deve estar se perguntando quais os passos para a implementação de uma estratégia desse tipo na sua empresa. 

  • Objetivo: parece óbvio, mas precisamos reforçar que o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida é definir onde você pretende chegar (ex: gerar mais leads, diminuir o CPC, etc.)
  • Métricas: tendo um objetivo definido, identifique as métricas que deverão ser acompanhadas a fim de atingir os resultados esperados.
  • Canais de divulgação: leve em consideração o perfil e comportamento da sua persona para definir os canais que serão utilizados em sua estratégia.
  • Budget: é importante definir um orçamento para saber quanto será investido em cada canal e determinar qual o valor máximo que poderá ser gasto por clique e por lead, por exemplo.
  • Mensuração de resultados: essa é a parte mais importante da estratégia de marketing de performance. Além de realizar análises periódicas, não deixe de documentá-las, pois esses dados podem fornecer informações valiosas ao seu negócio para ações futuras.

Agora que já está por dentro dos principais aspectos relacionados ao marketing de performance, leia também sobre as 10 principais métricas do marketing digital!

francyele

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

18 outubro

Black Friday 2022: antecipe vendas com essas estratégias

Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]

case de sucesso marketing

8 setembro

Case de sucesso: agência Converse eleva em 5 vezes a taxa de conversão de uma indústria química

No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes.  Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]

ICP

29 agosto

ICP: Qual a sua importância para a estratégia no marketing digital?

Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]