10 principais métricas de marketing digital para acompanhar -
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10 principais métricas de marketing digital para acompanhar

Acompanhar métricas de marketing digital é muito importante para avaliar o desempenho das suas campanhas e os resultados das ações implementadas em diferentes canais.

Contudo, é preciso também ter cuidado para não se deixar levar por métricas de vaidade (como número de seguidores nas redes sociais, que isoladamente não significa muita coisa), e saber quais são as métricas de marketing digital que realmente fazem a diferença, contribuindo para alcançar os objetivos preestabelecidos, como reconhecimento de marca e aumento nas vendas.

Neste post, fizemos um compilado de 10 das principais métricas de marketing digital que vale a pena acompanhar para aprimorar sua estratégia a partir das análises feitas.

1. Ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor que cada cliente gasta, em média, com os produtos e serviços da sua empresa a cada mês. Esse indicador serve como base para calcular outras métricas importantes, como CAC e LTV. 

Caso perceba que sua empresa está com ticket médio baixo, podem ser implementadas estratégias de upselling e cross selling, por exemplo.

O cálculo é feito da seguinte forma: 

Ticket médio mensal = receita do mês / número de clientes do mês

2 . CAC

CAC é o Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, o valor total que a empresa precisa investir  em marketing e vendas para trazer um novo cliente. O cálculo é feito da seguinte forma:

CAC = custo de marketing + custo de vendas / n° de clientes novos adquiridos no período 

Para que a análise dessa métrica seja mais efetiva, é recomendável associá-la ao LTV (Lifetime Value).

3. Valor do tempo de vida do cliente

Essa métrica também é conhecida como LTV (Lifetime Value), e indica quanto o cliente gera de receita para sua empresa enquanto está ativo. É importante que o LTV seja superior ao CAC, ou seja, que o cliente gere um retorno acima do investimento feito para trazê-lo.

Existem diferentes formas de calcular o LTV, mas a fórmula básica é a seguinte:

LTV = ticket médio x número de transações de clientes por ano x anos de relacionamento

4. Taxa de conversão

Uma das métricas de marketing digital mais relevantes, que mostra o quanto seus esforços em marketing têm sido efetivos ou não. A taxa de conversão indica quantos visitantes do site (ou outros canais da empresa) se tornam leads. Em outras palavras, é quando esse visitante dá um passo para virar seu cliente, entrando no funil de vendas.

A forma de fazer esse cálculo vai depender do objetivo estipulado, mas em geral, ele se dá pela relação entre o número de visitas em uma página e a quantidade de visitantes que tomaram a ação desejada.

5. Custo por lead

O CPL (Custo por Lead) calcula o valor que a empresa investe para gerar um lead, considerando todas as fontes de geração de tráfego. Para isso, divide-se o montante investido em marketing digital pelo número de leads gerados no período analisado. 

CPL = investimento em marketing / número de leads gerados

6. Taxa de churn

Churn é o nome dado no universo do marketing para cancelamentos de contratos, métrica que deve ser constantemente monitorada, pois tem impacto direto na saúde financeira e, consequentemente, na sobrevivência do seu negócio.

Churn rate = nº de clientes que cancelaram o contrato em determinado período / total de clientes ativos no mesmo período x 100 (para obter a porcentagem de churn daquele período)

Mais importante ainda é considerar o MRR churn ou Churn de receita:

Churn de receita em % = soma do valor total mensal dos clientes que cancelaram / receita total do último mês

7. Taxa de saída

Essa métrica aponta para qual foi a última página que o usuário acessou antes de fechar a aba do seu site, de modo que você possa analisar quais páginas têm a maior taxa de saída. 

Algumas páginas são criadas justamente com esse intuito, como uma página de download ou de agradecimento. Mas se outras páginas que não deveriam ser “o destino final” do visitante dentro do seu site apresentarem um índice alto de saída, é válido verificar o que pode estar ocasionando tal comportamento, e rever aspectos como a estrutura da página, o CTA etc.

8. Duração média da sessão

Essa métrica indica quanto tempo, em média, os visitantes estão passando no site da empresa a cada acesso. Ela é útil para analisar padrões e tendências que vão orientar sua estratégia de conteúdo, de modo a tornar as páginas e o site como um todo mais atrativo para os visitantes.

Para descobrir a duração média da sessão em seu site, divida o número de sessões pelo tempo das visitas em determinado período.

9. Visualizações de página

Pageviews ou visualizações de página não devem ser confundidas com o número de visitas. Em uma mesma visita ao seu blog ou site, o usuário pode visualizar várias páginas diferentes e, inclusive, entrar em algumas delas mais de uma vez (se uma página é recarregada, por exemplo, isso conta como uma nova visualização).

Acompanhar essa métrica ajuda a identificar quais assuntos mais interessam ao seu público (observando as páginas com tráfego mais alto) e ainda pode gerar insights sobre melhorias que precisam ser feitas nas páginas com menos acessos. 

10. Taxa de rejeição

Também conhecida como Bounce Rate, a Taxa de Rejeição indica a porcentagem de visitantes que acessaram uma única página e não deram continuidade na navegação, saindo do seu site em seguida, sem tomar nenhuma ação. A cada vez que isso acontece, contabiliza-se uma rejeição. 

Para calcular a taxa de rejeição, divida a porcentagem de sessões únicas por todas as sessões feitas no site. Se estiver alta, vale investigar o que está causando essa rejeição e fazer testes para tentar reverter essa situação, já que o objetivo é manter o visitante pelo maior tempo possível dentro do seu site.

Além dessas, há outras métricas de marketing digital que podem e devem ser mensuradas. Atendo-se às principais e fazendo um acompanhamento consistente delas, sua empresa já terá condições de melhorar a tomada de decisão no que se refere a marketing e vendas, realizando campanhas e investimentos mais certeiros, e corrigindo a rota sempre que necessário a partir da análise desses números.
Agora que você já está por dentro das principais métricas de marketing digital, leia também sobre Sucesso do Cliente: o que é e quais os benefícios .

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