Com 93,2 milhões de usuários de mídias sociais ativos — pessoas que acessam uma rede social ao menos uma vez no mês —, não há como negar a importância de fazer marketing nesses canais no Brasil.
O país tem o maior número de pessoas conectadas nessas plataformas em toda a América Latina, com crescimento anual de quase 8%, de 2015 para 2016. A expectativa para 2017 é chegar aos 97,8 milhões de usuários, e 105 milhões em 2020.
Não é por acaso que os investimentos publicitários em display social (formato que inclui banners e redes sociais) representaram 32,5% de todo o valor de mídia on-line, em 2016, chegando à cifra de R$ 3,8 bilhões.
Contudo, não é suficiente saber onde colocar o dinheiro. É imprescindível saber mensurar os retornos desses investimentos para alinhar estratégicas e corrigir rotas.
Por isso, no nosso artigo de hoje, vamos tratar do ROI de mídias sociais, trazendo algumas dicas de como mensurar o seu investimento nesse canal.
Essa é, sem dúvida, a primeira ação do seu planejamento para conseguir medir os resultados da campanha de marketing em mídias sociais.
Parece óbvio, mas é comum que os objetivos descritos não sejam realmente mensuráveis em números, como o cliente e o chefe querem ver ao fim da campanha.
Um erro bastante comum é esperar mensurar quantos fãs foram convertidos em consumidores.
Embora esse seja um objetivo válido para o departamento de marketing, ele não é matematicamente mensurável em termos de mídias sociais.
Não há mecanismos disponíveis para que você consiga dizer que a campanha X converteu 100 fãs em consumidores, mas é possível estabelecer outros KPIs que, analisados em conjunto, o ajudam a ter uma ideia mais próxima do resultado de várias ações de marketing.
As métricas de mídias sociais são mais complexas que os da mídia tradicional, por isso é preciso alinhar com clareza o objetivo do que será mensurado para não gerar frustração na equipe e, principalmente, no cliente.
Além dos valores que você efetivamente vai investir nos anúncios nas mídias sociais — Facebook Ads, tweets e posts patrocinados etc. —, nesse cálculo também devem entrar o tempo dos profissionais e o valor gasto com as ferramentas utilizadas para construir a campanha.
Para fazer o cálculo da mão de obra, basta multiplicar o custo da hora trabalhada pelo total de horas dedicadas à ação.
Um dos grandes desafios na hora de mensurar os resultados de mídias sociais é monetizar o retorno. É possível valorar as ações com algumas estratégias:
Calcule quanto, em média, a empresa ganha com cada cliente. Use essa quantia para multiplicar e mensurar o potencial do valor de cada lead ou seguidor conquistado com a campanha.
Sabendo qual o valor da venda média do seu site, é possível saber se houve aumento nesse ganho, no período de veiculação da campanha nas mídias sociais.
Quantifique o gasto com outros tipos de publicidade se você fosse pagar pelo mesmo espaço conseguido com as redes sociais.
Há uma fórmula bem simples que permite que você saiba quanto o seu investimento em mídias sociais trouxe de retorno:
ROI = (faturamento – investimento)/investimento
Por mais que os números sejam a maneira mais tangível de ver os resultados de um negócio, é importante no planejamento e na análise de resultados das campanhas de mídias sociais não esquecer dos retornos não mensuráveis.
Monitorar o buzz da campanha nos comentários, os retwetts, o reconhecimento da marca e sua autoridade no segmento influenciam outras métricas importantes para a empresa e devem ser reconhecidos.
Esperamos que estas dicas o ajudem no seu ROI de mídias sociais! Não perca nenhum dos nossos posts! Curta a nossa página no Facebook!
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