Google Analytics: saiba quais são as principais métricas para sua empresa

Saiba quais são as principais métricas do Analytics para sua empresa

O seu site tem o potencial para trazer muito sucesso à sua empresa. Para isso, é necessário olhar para as métricas do Analytics e tomar as decisões certas diante de seus números.

Se você tem um site na internet como parte da sua estratégia de marketing, então o Google Analytics deve integrar a sua rotina. Trata-se da principal ferramenta de captação de resultados para quem deseja monitorar o próprio sucesso e detectar tendências estratégicas.

Isso significa ir além de apenas acompanhar aumento e queda de número de visitas. Você precisa entender bem o que cada indicador quer dizer e de que maneira ajuda a mostrar o quanto você está perto ou longe dos seus objetivos. O Google Analytics tem tudo para ser o seu principal parceiro nesse trabalho, basta saber utilizá-lo.

Veja a seguir as principais métricas do Analytics para a sua empresa:

Fontes de tráfego

Toda empresa tem que conhecer de onde estão vindo os acessos do seu site. A partir dessa informação, você pode detectar citações à sua marca, potenciais novos parceiros e até encontrar oportunidades inéditas de negócios. Para isso, uma das métricas do Analytics que você precisa monitorar é a de fontes de tráfego. Você não só deve conferir os sites que mais geraram visitas como também as categorias, como redes sociais e tráfego direto.

Taxa de rejeição

Essa é uma das métricas do Analytics que ajudam a determinar se o seu conteúdo está sendo bem-sucedido junto ao público. A taxa de rejeição mostra a proporção de visitantes que abriram o seu site e rapidamente saíram dele. Como deve sempre ser o seu objetivo fazer com que a audiência passe o máximo de tempo possível nas suas páginas, uma taxa baixa deve servir de alerta. Para aumentar esse índice, experimente incluir mais links internos em seu conteúdo.

Duração média da visita

Como você viu no item anterior, existem algumas métricas do Analytics focadas em mostrar se você está conseguindo prender a atenção do seu público. Fique de olho na duração média das visitas, indicador presente no Google Analytics que ajuda a determinar se o seu conteúdo está recebendo o engajamento adequado. Leve em consideração o tempo médio de leitura de um conteúdo seu para se certificar de que os seus visitantes estão realmente lendo o seu material.

Taxa de conversão

Seja lá qual for o seu objetivo com o marketing digital, ele deve ser devidamente mensurado. A taxa de conversão é uma métrica que mostra a proporção de visitantes que chegaram até o seu site e realizaram a ação que você deseja, como comprar um produto ou se cadastrar em um serviço. Monitorar esse indicador é essencial porque mostra o quanto as suas iniciativas são bem-sucedidas em levar os seus visitantes até as suas ofertas.

Novas visitas

A porcentagem de novos visitantes é uma das métricas do Analytics que representam o quanto o seu conteúdo apela para público inédito. Acompanhar a quantidade de pessoas que chegam até o seu site pela primeira vez é bastante importante porque mostra a eficiência das suas campanhas de mídia e otimização para o Google. No entanto, é válido contar com um equilíbrio entre novos e velhos visitantes, já que a retenção também é essencial.

Tendo em mente a importância de cada uma dessas métricas do Analytics, você agora conta com uma estratégia robusta para começar a seguir os seus resultados de maneira muito mais estratégica. Lembre-se de que uma das etapas mais importantes de qualquer campanha é o momento de monitorar os retornos das suas iniciativas. Somente assim você tem a certeza de que os seus esforços foram bem empregados.

Qual dessas métricas do Analytics melhor ajuda a resumir os seus objetivos no meio digital? Conte nos comentários.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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