Você sabe o que é tráfego orgânico? Trata-se do tipo de visita recebida pelo seu site que vem de forma natural, sem impulso de anúncios ou qualquer outro tipo de mídia. É um termômetro bem importante da capacidade do seu conteúdo de atrair público de forma independente.
Por mais que seja bastante válido contar com boas campanhas de mídia, como Google AdWords e Facebook Ads, isso não significa que toda a sua estratégia seja baseada nisso. A sua marca precisa ser capaz de se sustentar sozinha, e o tráfego orgânico é o indicador perfeito para acompanhar nesse sentido.
Além de saber o que é tráfego orgânico, você também deve entender os principais motivos para mantê-lo em crescimento e quais caminhos seguir para aumentá-lo. O sucesso do site da sua empresa depende dessa métrica, já que é responsável por mostrar a real força dela na internet.
Tráfego orgânico é toda e qualquer visita que chega até o seu site através de canais que não são ativados por mídia.
Por exemplo, meio direto, links de outros sites, posts em redes sociais, chamadas em e-mail marketing, entre outros, são formas de conquistar audiência usando tráfego orgânico.
Independentemente de quanto for o seu investimento periódico em mídia, viver somente de tráfego pago não é saudável para nenhum tipo de marca. Mesmo que você anuncie no Google AdWords, por exemplo, isso não dá uma posição de destaque orgânico para o seu site. Então, no momento em que você encerrar a sua campanha, vai desaparecer da tela de resultados.
Assim, o melhor que a sua empresa pode fazer é combinar as duas possibilidades: unir os benefícios do tráfego orgânico e o pago. Dessa forma, você contará com ótimos retornos ao investir em mídia e também terá um impulso de audiência que se desenvolve de maneira independente.
Quem chega até o seu site por meio do Google conta com o tráfego orgânico, portanto as suas iniciativas de SEO são decisivas para isso.
Certifique-se de que as suas páginas estejam devidamente configuradas e cada conteúdo tenha uma palavra-chave principal que seja estratégica para os seus objetivos.
Além disso, vale a pena ficar de olho nas novidades dessa área, já que todos os dias podem surgir inovações que alteram essa estratégia.
Quem chega até o seu site faz isso porque está em busca de algo. É o seu papel oferecer qualidade a esses visitantes, levando em conta as necessidades deles.
Por isso, é essencial que você estude bem o perfil do seu público-alvo para que seja possível desenvolver um material que o agrade. Para que o seu tráfego orgânico possa crescer, é necessário contar com uma estratégia robusta de conteúdo.
O ambiente digital oferece diversas oportunidades para você aumentar o seu tráfego orgânico, bastando se dedicar a isso.
Uma forma de melhorar os seus números consiste em frequentar mais comunidades relacionadas à sua área de atuação, como grupos de Facebook e fóruns de discussão. Publique links para o seu site onde for prudente e recomende conteúdo aos outros usuários sempre que couber no assunto.
Agora, que você já entendeu o que é tráfego orgânico e descobriu as melhores maneiras de melhorá-lo na estratégia da sua empresa, está na hora de começar.
Primeiramente, avalie bem o perfil do seu público-alvo e os objetivos da sua marca na internet. Saiba utilizar os recursos que você tem à disposição para aumentar as suas visitas orgânicas, como redes sociais, e-mail marketing ou até mesmo parcerias com outros sites. Analise os seus resultados de forma periódica para seguir o seu progresso ao longo do tempo.
Fique por dentro de todas as novidades ao acompanhar as nossas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram.
18 outubro
Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete movimentar o mercado varejista e trazer altos lucros para lojas físicas e virtuais. De acordo com uma pesquisa do Google e Instituto Ipsos, a maioria dos brasileiros pretende realizar compras nesta data promocional, sendo que somente nas classes A e B, a intenção […]
8 setembro
No marketing digital, a geração de leads é o processo de identificar, atrair e transformar visitantes online em potenciais clientes. Para tanto, são utilizadas táticas e estratégias como anúncios pagos de mídia social, campanhas de e-mail e o oferecimento de conteúdo para download por meio de uma landing page. Recentemente, a Agência Converse aceitou o […]
29 agosto
Toda empresa B2B busca táticas inteligentes para atrair, reter clientes e aumentar sua receita a longo prazo. Uma das melhores formas de atingir esse objetivo é aplicar estratégias de marketing baseadas em ICP (Ideal Customer Profile), que permitem gerar vendas a partir de uma lista cuidadosamente selecionada de potenciais clientes interessados no que a empresa […]