Muitas vezes, as equipes de Marketing e Vendas são times opostos e não compreendem muito bem que a sinergia é fundamental para alinhar as metas dentro de um mesmo funil de vendas. Com o Smarketing, as equipes ficam alinhadas e conseguem trabalhar com uma mesma meta: aumentar a receita da empresa.
Smarketing nada mais é do que o alinhamento entre as equipes de marketing e sales (vendas). Com esse processo, Marketing entrega com mas eficácia os leads para a equipe de Vendas. A comunicação entre os times fica mais constante e direta, que passam a trabalhar com metas, contribuindo para um objetivo comum: aumentar a receita da empresa.
Smarketing = Sales + Marketing
Ambos os departamentos jogam no mesmo time, pois são os responsáveis pelo aumento da receita da empresa. O Marketing foca em atrair o visitante, fazer com que se torne lead e nutri-los com materiais relevantes. A equipe de Marketing também fica responsável em fazer uma triagem desses leads para passar para a equipe de vendas, que só receberá os leads aprovados pelo Marketing. O time de sales fica responsável por avaliar os leads enviados pelo time de Marketing, abordando-os em conversas individuais com o objetivo de fechar negócio.
Ao terem uma meta compartilhada, ambas as equipes trabalham em conjunto para uma meta comum: aumentar o faturamento da empresa. Os times passam a ter acesso às metas e progresso não apenas do seu departamento, mas também do de Vendas ou Marketing. Dessa forma, passam a ser duas metades uma mesma equipe: equipe RECEITA.
Os primeiros passos para conduzir a sintonia das equipes são:
A empresa que incorporar o Smarketing em sua cultura, independente do tamanho, irá comprovar os benefícios. Quando as equipes de Marketing e Vendas se unem em prol de um mesmo objetivo, os resultados podem ser surpreendentes.
Ao Smarketing é um conceito que leva em consideração o crescimento em conjunto de duas equipes. Com o mesmo foco, alinhamento e comunicação, marketing e vendas conseguem garantir bons resultados para a empresa.
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