O seu blog ainda não está voltado para estratégia de link building? Você pode estar cometendo um grande erro. O link building é um dos elementos que compõem a estratégia de SEO, e é fundamental para aumentar o tráfego de um site organicamente. Se você quer entender definitivamente esse tema, leia o texto de hoje.
Link building ou “construção de links” é a estratégia de conseguir links externos para um site, com o objetivo de criar relevância perante os mecanismos de busca. Apesar de existirem outros buscadores, as estratégias mais comuns de SEO se adaptam ao algoritmo do Google. Como o buscador é o mais utilizado por usuários, é nele que o seu site precisa se destacar, de preferência, de forma orgânica.
O site heatmap identifica e mostra com gráficos de zonas de calor quais partes são mais clicadas em uma página. No caso do Google, os primeiros sites que aparecem em sua busca orgânica são mais clicados do que os anúncios pagos, que aparecem ao lado direito no display.
Agora que você já sabe o que é o link building, precisa entender qual a relação entre ele e o SEO. Imagine que você comprou uma enciclopédia em uma livraria, começa a ler e várias referências vão surgindo. Para um entendimento completo daquele tema e todo o assunto fazer sentido, todas as referências devem ser lidas em ordem sequencial.
Mas na internet isso é diferente. Ela é um hipertexto que possibilita a navegação de forma não linear por vídeos, fotos, links e sites. Dois usuários podem ler o mesmo texto e extrair deles informações diferentes, dependendo dos caminhos escolhidos.
Esses caminhos (construção dos links, traçados dentro de um site) são responsáveis pelo posicionamento do SEO perante o Google. O buscador analisa a reputação e a autoridade de um site por meio dos links que o indicam.
Antigamente contava, mas hoje não. Antes do lançamento do algoritmo Penguin, o Google levava em conta apenas 3 critérios para o ranqueamento:
Hoje em dia, a autoridade de um site é construída de formas diferentes, e o Google já aprendeu a reconhecer links positivos e negativos. Por isso, fazer uma estratégia de links não é banal.
Os links podem ser internos e externos. O Google dá maior credibilidade quando algum site externo linca para a sua página. Isso significa que o conteúdo do seu site é utilizado como referência no assunto por outro site.
Mas os links internos também têm o seu valor. Por meio deles, o usuário permanece mais tempo em um mesmo site, fazendo com que o tempo de acesso aumente e o Google perceba que aquela página traz o conteúdo procurado pelo usuário na busca.
Os links não têm o mesmo peso. Não há uma pesquisa definitiva sobre quais métricas exatamente o Google usa, mas diversos profissionais elencaram algumas:
Para facilitar a análise de links, existem alguns sites como o Majestic e Ahrefs, exemplos pagos. O Google Search Console é gratuito e possui diversas funções. Dentre elas, apontar quais links o Google considera em seu site.
Outra forma de conquistar bons links são os guest posts, textos escritos por parceiros. Cada um escreve como convidado para outro blog, possibilitando alcançar uma nova audiência, posicionar-se como autoridade em determinado assunto e conseguir links externos otimizados em palavras-chave específicas.
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