O Marketing Integrado é extremamente importante para que o cliente tenha uma boa experiência nos seus canais de vendas.
Imagine que você fez uma compra em um e-commerce, que entregou o produto errado. Você fez a reclamação através de mensagem privada no Facebook, enviou o número do pedido e, algumas horas depois, recebe um e-mail da loja solicitando exatamente as mesmas informações que você passou na mensagem do Facebook. Como será avaliada essa experiência do cliente?
Se as suas iniciativas não estão integradas, a sua empresa pode perder oportunidades, tempo e dinheiro.
Marketing Integrado pode ser definido como uma harmonização de diversas estratégias de marketing.
Quais os canais que a sua empresa utiliza para se comunicar com os seus clientes? Esses canais estão em sintonia? Todos os canais que a sua empresa utiliza para se comunicar com o cliente, tanto offline (eventos, materiais impressos, anúncios em mídias tradicionais como jornais, revistas, folders) quanto online (redes sociais, anúncios, site, etc) devem convergir, falar a mesma língua, estar conectados para uma melhor experiência do seu consumidor.
Para que o seu marketing esteja integrado, precisamos usar algumas estratégias que precisam ser atualizadas constantemente.
O primeiro ponto é traçar a(s) persona(s) do seu negócio. Precisamos conhecer essa persona, seu comportamento, preferências, quais canais utiliza, a forma que se comunica. A partir dessas respostas, será possível traçar as ações e conectar todos canais de contato com o público.
Toda a linha visual da sua empresa, tanto nas comunicações online, quanto offline, precisam manter o mesmo padrão visual. Dessa forma, a integração não deve acontecer apenas na comunicação e nos canais de marketing.
O Omnichannel conecta todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente. Isso propicia ao consumidor utilizar todos os canais disponibilizados pela sua empresa e a quebra das barreiras entre o mundo físico e o digital.
Por meio dessa integração de canais, o consumidor satisfaz suas necessidades quando e onde desejar, no momento mais adequado para ele, sem restrições meio, local e/ou horário.
Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca.
A experiência do cliente, essa relação consumidor-empresa, tem se tornado tão importante quanto os serviços e produtos que ela oferece.
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