Retargeting ou Remarketing: o que é e como utilizar - Agência Converse
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Retargeting ou Remarketing: o que é e como utilizar

Os nomes Retargeting e Remarketing são bem comuns no Marketing Digital. Descubra aqui o que significa esses termos e como utilizar.

Você com certeza já acessou algum site, e depois foi “perseguido”pelo banner daquele produto ou serviço que você não comprou. Quer testar na prática? Acessa o Booking  ou Decolar, e busca por um destino qualquer, ou acessa a Netshoes e clica em um produto. Quando você começar a navegar em outros sites, será impactado por banners da Netshoes, Booking ou Decolar.

 

Retargeting ou Remarketing, afinal o que é isso?

Remarketing e Retargeting são a mesma coisa. O Google denomina de Remarketing a sua ferramenta Retargeting. Dessa forma, Retargeting e Remarketing, nada mais é do que impactar as pessoas que já acessaram o seu site, no momento em que estiverem navegando pela Internet. Essa estratégia tem um resultado muito positivo, tanto para negócios B2B, quanto para B2C.

Como funciona o Remarketing?

Basta inserir um código no seu site, e a partir de então ele passará a “guardar”as pessoas que já acessaram sua página. A partir de então, as possibilidades são inúmeras, e as pessoas que visitaram o seu site passam a visualizar banners do seu negócio enquanto navegam pelos sites parceiros do Google (também chamada de Rede de Display), fazem uma busca no Google (Rede de Pesquisa) ou  acessam o Facebook.

Com a tag instalada no site, podemos traçar diversas estratégias: exibir um banner específico para as pessoas que abandonaram o produto no carrinho, exibir o produto que o visitante não comprou, mostrar um anúncio para quem acessou determinada URL do seu site, etc.

Algumas dicas para montar a estratégia de Retargeting:

Crie públicos relevantes

Quais públicos do seu site são mais interessantes para impactar com uma estratégia de Remarketing? Não se preocupe, pois é possível controlar o número de vezes que seu anúncio aparece para um determinado visitante. Essa estratégia é importante para não cansar o seu visitante.

Crie anúncios específicos para cada público

Quanto mais direcionado o anúncio, melhor. O ideal é mostrar informações específicas do produto que o usuário acessou. Exemplo: você pode mostrar um banner com mais informações sobre um determinado serviço, ou o produto que aquele usuário deixou no carrinho com um cupom de desconto, etc.

Não esqueça das métricas

Analisar resultados é essencial para avaliar as estratégias utilizadas. Não considere apenas o CPC (custo por clique),mas também o CPA (custo por aquisição) e ROI (Retorno sobre Investimento).

Escolha um parceiro ideal

A qualidade das suas parcerias define o nível do seu sucesso. Você certamente depende bastante de outras empresas para diversas atividades do dia a dia, mas já pensou em trazer esse conceito para a sua estratégia de marketing digital?

 

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Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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