Smarketing: os benefícios de alinhar marketing e vendas - Agência Converse

Smarketing: os benefícios de alinhar marketing e vendas

Muitas vezes, as equipes de Marketing e Vendas são times opostos e não compreendem muito bem que a sinergia é fundamental para alinhar as metas dentro de um mesmo funil de vendas. Com o Smarketing, as equipes ficam alinhadas e conseguem trabalhar com uma mesma meta: aumentar a receita da empresa.

O que é Smarketing?

Smarketing nada mais é do que o alinhamento entre as equipes de marketing e sales (vendas). Com esse processo, Marketing entrega com mas eficácia os leads para a equipe de Vendas. A comunicação entre os times fica mais constante e direta, que passam a trabalhar com metas, contribuindo para um objetivo comum: aumentar a receita da empresa.

Smarketing = Sales + Marketing 

Ambos os departamentos jogam no mesmo time, pois são os responsáveis pelo aumento da receita da empresa. O Marketing foca em atrair o visitante, fazer com que se torne lead e nutri-los com materiais relevantes. A equipe de Marketing também fica responsável em fazer uma triagem desses leads para passar para a equipe de vendas, que só receberá os leads aprovados pelo Marketing. O time de sales fica responsável por avaliar os leads enviados pelo time de Marketing, abordando-os em conversas individuais com o objetivo de fechar negócio.

Quais os benefícios do Smarketing?

Ao terem uma meta compartilhada, ambas as equipes trabalham em conjunto para uma meta comum: aumentar o faturamento da empresa. Os times passam a ter acesso às metas e progresso não apenas do seu departamento, mas também do de Vendas ou Marketing. Dessa forma, passam a ser duas metades uma mesma equipe: equipe RECEITA.

 

Como colocar o Smarketing em prática, alinhando a equipe de Marketing e Vendas?

Os primeiros passos para conduzir a sintonia das equipes são:

  1. Ambas as equipes precisam ter objetivos iguais: aumentar o faturamento da empresa;
  2. As equipes devem falar a mesma linguagem (MQL, Visitantes, Leads, SQL, etc);
  3. A comunicação entre os times deve ser transparente, e ambos devem ter acesso ao progresso e metas um do outro;
  4. Alinhamento de personas;
  5. Mantenha a comunicação aberta: faça reuniões semanais de Smarketing, para acompanhar metas;
  6. Implemente um SLA (Service Level Agreement) entre Marketing e Vendas.
  7. Confie nos dados para tomar decisões: crie e compartilhe um dashboard comum com os dados mais importantes de Marketing e Vendas. Cheque diariamente, para não ter surpresas nem problemas.

 

O Smarketing vai funcionar na minha empresa?

A empresa que incorporar o Smarketing em sua cultura, independente do tamanho, irá comprovar os benefícios. Quando as equipes de Marketing e Vendas se unem em prol de um mesmo objetivo, os resultados podem ser surpreendentes.

Ao Smarketing é um conceito que leva em consideração o crescimento em conjunto de duas equipes. Com o mesmo foco, alinhamento e comunicação, marketing e vendas conseguem garantir bons resultados para a empresa.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

7 dezembro

A Converse apoia e acelera empreendedores e startups de alto impacto.

Aqui na Converse, a gente acredita que compartilhar conhecimento é uma excelente forma de fomentar o crescimento dos negócios. Por isso, para fechar o ano com chave de ouro, aceitamos o convite de participar de alguns projetos que têm a intenção de desenvolver, apoiar e acelerar negócios e startups baianas. Assim, reunimos alguns deles para […]

certificacao-hubspot

29 maio

Certificação Hubspot em Inbound Marketing.

A Hubspot é a maior referência em Inbound Marketing, por conta disso, a certificação Hubspot é muito importante para todo o profissional de marketing que deseja trabalhar, ou que já trabalha com Inbound Marketing. As aulas para a certificação Hubspot em Inbound Marketing são bem completas, pois além da metodologia Inbound aborda assuntos como SEO, […]

call-tracking-o-que-e-e-como-funciona

22 maio

Call Tracking, o que é e como funciona

Call Tracking é uma maneira de ter um controle maior sobre a sua equipe de vendas e mensurar o retorno do seu investimento em marketing tradicional (mídia impressa, outdoor, televisão, rádio), pois essas estratégias são mais complicadas de tangibilizar o resultado.  Com essa estratégia, também é possível contabilizar as ligações recebidas através de todas as […]