Uma boa estratégia de e-mail marketing faz toda a diferença na hora de alcançar o público adequado e direcioná-lo para as ofertas certas, podendo ser até mais eficiente do que outros meios, como as redes sociais.
Isso ocorre porque você detém o controle sobre o seu conteúdo e consegue atingir totalmente uma audiência pertencente à sua marca. Porém, essa ferramenta só vai gerar bons resultados para a sua empresa se você souber explorar todo o potencial dela.
Quer saber como fazer isso? Então veja a seguir os 5 passos mais valiosos para criar uma estratégia de e-mail marketing!
Nenhuma estratégia de e-mail marketing deve ser iniciada sem que exista um conhecimento aprofundado a respeito do perfil da audiência que será impactada. Senão, você corre o risco de mirar nas pessoas erradas.
Tenha em mente que são as características e necessidades do seu público que determinarão a sua abordagem e uma série de outras decisões do seu conteúdo, como linguagem usada e o tipo de oferta direcionada. Portanto, procure conhecê-las bem para não jogar dinheiro fora.
Como já adiantamos no início do artigo, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante eficaz para levar seu público para as ofertas certas. E para que sua estratégia seja um sucesso, é fundamental que você realize um bom planejamento.
Nesse sentido, procure avaliar — dentre outros aspectos — quais fatias do público receberão cada conteúdo e os próximos passos que você deseja que elas sigam após se engajar com o material.
Quem disse que você precisa mandar o mesmo conteúdo para toda a sua audiência? Na verdade, você pode obter resultados ainda melhores se dividi-la em partes menores, baseando-se em critérios como: interesses, gênero, nível de relacionamento com a empresa e outras particularidades.
Feito isso, é hora de planejar conteúdo específico para cada segmento. Isso fará com que seu público receba um material pensado especialmente para ele, aumentando de forma significativa o nível de identificação com seu e-mail marketing.
Outro fator importante de uma estratégia de e-mail marketing é a definição dos dias e horários que seu público será impactado pelos seus envios. Para isso, não existe uma regra: você vai descobrir as melhores ocasiões baseando-se no perfil do seu público.
Por exemplo, se a sua audiência não tem tempo para conferir o e-mail ao longo do dia, você pode enviar à noite, quando ela estiver disponível. Além disso, analise também quais são os dias da semana em que os disparos surtem mais efeito.
Se você estiver com dúvidas em relação às abordagens da sua estratégia de e-mail marketing, uma dica valiosa é realizar testes A/B. Esse passo certamente ajudará você a tomar as melhores decisões.
A ideia é a seguinte: dispare o mesmo conteúdo — com pequenas variações — para fatias diferentes do seu público e, depois, mensure qual versão foi mais efetiva. O mais interessante é que você pode fazer isso com vários aspectos do seu e-mail.
Seguindo todos esses passos, sua estratégia de e-mail marketing trará resultados incríveis para a sua empresa. E quando colocá-los em prática, lembre-se de que esse processo deve ser contínuo e você pode aprimorá-lo com as novidades que surgem todos os dias, visando tornar sua campanha ainda melhor.
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