No ambiente digital, as mil e uma possibilidades de investir em marketing podem nos deixar confusos sobre o que realmente é preciso para obter resultados significativos. No entanto, saiba que explorar todas as possibilidades com eficiência é totalmente válido no marketing digital. Dentro desse contexto, uma coisa é certa: aumentar conversões é o objetivo de todos que trabalham com vendas online.
Essa é uma métrica importante para avaliar o sucesso de diversas ações no ambiente digital, desde o número de pessoas que fizeram o download de um e-book até a conversão em vendas dos produtos de um e-commerce.
Afinal, do que adianta obter 10 mil visitas mensais no blog e manter a conversão em vendas em 95 clientes? Sabendo disso, preparamos este artigo com algumas dicas que vão fazer do seu blog uma máquina de conversões. Prepare-se!
Um blog corporativo é uma ótima oportunidade de criar vínculos que vão além da fria e calculista relação de compra e venda com clientes e prospects. Para ser bem usada, essa estratégia exige que você conheça bem as “dores” da persona.
A partir do conhecimento amplo sobre quem se relaciona com o blog (idade, gênero, problemas, hábitos de consumo etc.), os conteúdos postados devem oferecer respostas às necessidades desse público.
É muito importante que esses conteúdos (vídeos, blog posts, infográficos etc.) não sejam apenas úteis e aprofundados, mas também sejam gratuitos.
Isso mesmo. Nutrir os usuários com um mar de informações valiosas e gratuitas aumenta a confiabilidade e a autoridade da sua empresa. Também é preciso ter cuidado com as técnicas de SEO, fundamentais para um bom ranqueamento em sites de buscas.
O funil de vendas se mostra o carro-chefe de uma estratégia de marketing de conteúdo. Com esse modo de gerir o blog, é possível refinar os temas para atrair usuários de todas as etapas.
Como todo funil, o topo é sempre a parte mais larga, e no marketing digital não é diferente. Nessa etapa está o usuário atraído por conteúdos que o levam a aprender sobre possíveis oportunidades ou problemas que ainda são desconhecidos por ele.
Por abranger um público grande, conteúdos de topo de funil têm o propósito de aumentar o tráfego do blog.
No meio de funil o usuário procura se informar sobre possíveis soluções. Nessa etapa existe a intenção de compra, mas ela ainda não está direcionada a uma marca ou a um serviço/produto específico.
No fundo do funil o usuário já entende que tem um problema e sabe a solução que deseja adotar. Aqui, o lead tende a escolher quem lhe passa mais confiança e autoridade, realizando a compra e contribuindo para a conversão em vendas.
Essa estratégia, quando bem aplicada, tem tudo para aumentar conversões da sua empresa. Afinal, trata-se de uma comunicação direta via e-mail com o público.
No entanto, como conseguir uma lista de e-mails? Existem diversas possibilidades, mas uma que você jamais deve adotar é comprar listas prontas de e-mail. Isso é tecnicamente praticar spam, indo contra o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-Mail Marketing, o CAPEM.
Uma boa alternativa para criar sua própria lista é adicionar um pop-up na página inicial do blog, sugerindo a assinatura da newsletter. Você pode também colher e-mails com concursos e por meio do oferecimento de e-books gratuitos.
Os conteúdos dos boletins podem conter links internos que levem aos materiais recentemente publicados no seu blog.
Com títulos atrativos, conteúdos interessantes e, principalmente, uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal (e não diária), essa estratégia pode ser bem integrada às práticas da sua empresa.
Portanto, vimos que aumentar conversões no blog é um objetivo que requer ações conjuntas. Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!
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