No Brasil as redes sociais estão tão espalhadas que, por vezes, confundem-se com a internet em si. Considerando esse cenário, torna-se fundamental entender como pode ser benéfico o uso de mídias sociais para PMEs.
Entre os fatores mais importantes, está a proximidade com seus clientes em potencial, o feedback em tempo real e a possibilidade da criação de um relacionamento cada vez mais próximo com seus usuários. Isso entre tantos outros benefícios.
Considerar e dar a devida importância ao uso das mídias sociais em seu planejamento de marketing digital passa a ser, portanto, um passo fundamental para uma estratégia bem-sucedida.
Por isso, separamos nesse artigo os principais fatores que envolvem o uso das mídias sociais para PMEs. Confira a seguir.
Considerando que mais da metade da população, segundo diversas pesquisas, utiliza redes sociais em seu dia a dia, estar nas redes sociais é, antes de qualquer coisa, estar onde seus clientes estão.
Mais do que isso, usar as mídias sociais de maneira efetiva e frequente mostrará a seus clientes que sua empresa está atualizada com novas tecnologias, fazendo parte de seu cotidiano.
Essa proximidade com os clientes também traz diversas novas possibilidades, como a chance de realizar pesquisas de mercado de resposta rápida, e com custo bem abaixo do normal, quando se considera contratar uma empresa especialista nesse tipo de trabalho.
Em geral, pequenas e médias empresas não têm grandes verbas para investimento em marketing. As redes sociais, nesse contexto, apresentam uma possibilidade de alto alcance de público, com um custo bastante reduzido quando comparado com outras mídias, principalmente as mais tradicionais, como TV e rádio.
Como uma ferramenta de publicação de conteúdo e relacionamento contínuo, as redes sociais permitem que as empresas possam divulgar não apenas seus produtos, mas também seus valores, suas crenças e ideais. Assim, a chance de criação de um relacionamento com seu público aumenta consideravelmente.
Nas mídias sociais é possível direcionar a mensagem exatamente para quem estiver dentro do seu público de interesse. Assim, todas as suas mensagens são direcionadas para aqueles que querem ouvi-la e, assim, suas chances de bons resultados também aumentarão significativamente.
Lembra que falamos de segmentação ainda neste texto? Então, para fazer uma boa segmentação, é essencial saber quem é o seu publico de interesse. Assim, você poderá planejar toda a comunicação totalmente direcionada para esses usuários, aumentando a efetividade de suas ações.
Por mais estranho que pareça dizer isso para um perfil empresarial, é importante lembrar que, em uma rede social, precisamos ser “sociáveis”. Por isso, é fundamental interagir com seus seguidores, responder às suas mensagens e atender às suas solicitações de maneira prestativa e objetiva.
Considerando que já entende seu público, você certamente sabe quais redes sociais ele costuma frequentar. Use esse conhecimento a seu favor e limite a sua presença a essas redes. Assim, você economizará tempo e focará seus esforços em canais que realmente lhe trarão resultados.
Se essa não for a sua principal atividade, investir seu tempo na gerência das mídias sociais de sua empresa pode acabar não sendo lucrativo. Por isso, uma boa alternativa pode ser justamente contratar uma empresa especialista no assunto, como uma agência de comunicação. Dessa forma você garante bons resultados em mídias sociais para PMEs, sem afetar a produtividade de seu negócio.
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