Marketing Digital e Marketing Tradicional: quais as diferenças?
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Marketing digital e marketing tradicional: quais são as diferenças?

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores, principalmente com a popularização e o crescente aumento de alcance da internet, é: onde vale mais a pena investir, em campanhas de marketing tradicional ou no marketing digital?

Responder essa pergunta não é uma tarefa simples. Pensando nisso, separamos o artigo de hoje para ajudá-lo a entender cada uma dessas formas de marketing e analisar qual delas pode trazer mais benefícios e resultados para a sua empresa.

Para essa análise, separamos os pontos principais de cada uma das estratégias de marketing, bem como as definições de cada uma delas. Confira a seguir!

Marketing Tradicional

O marketing tradicional consiste no uso de diversas ferramentas para a promoção de produtos e serviços. Alguns dos recursos mais comuns dessa modalidade de marketing são o uso de material impresso (panfletos, folders, anúncios em revistas e jornais, envio de mala direta, ações de ponto de venda), material de vídeo (propagandas para televisão), de áudio (propagandas para rádio), organização de eventos, entre outros.

Durante muitos anos, essa era a única forma de se divulgar um produto ou serviço e, mesmo com a popularização da internet, ainda é usada em muitos casos. Há, no entanto, características importantes no uso desse tipo de marketing.

Alcance

Usando mídias tradicionais como impressos, televisão e rádio, sua mensagem será divulgada para um número muito alto de pessoas, independentemente de elas fazerem parte ou não do seu público-alvo. E sua empresa irá pagar por cada um desses espectadores, pois esse número é essencial na hora de determinar quanto irá custar, por exemplo, um determinado espaço de tempo na televisão.

Credibilidade

Uma vantagem, sem dúvidas, é a credibilidade que as mídias tradicionais adquiriram com o passar do tempo. Anunciar em grandes revistas, jornais ou canais de televisão pode fazer com que seu público enxergue a marca como mais confiável, aumentando nesse caso a probabilidade de adquirirem um produto ou serviço de seu portfólio.

Custo

Talvez o ponto mais “dolorido” nas estratégias de marketing tradicional. Na maior parte das vezes, anunciar em grandes jornais, revistas e canais de televisão exige investimentos bastante consideráveis. Esse volume de investimento acaba afastando os pequenos anunciantes e, principalmente por isso, vemos uma predominância de marcas gigantescas anunciando nesses canais.

Marketing digital

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital também usa diversas ferramentas para a promoção de produtos e serviços. Essas ferramentas, no entanto, são todas aplicadas ao meio digital, nesse caso.

Considerado ainda uma “novidade” no mercado de marketing, a publicidade online vem se popularizando rapidamente com o aumento de usuários de internet no país. Veja as principais características do marketing digital a seguir.

Baixo custo

Quando comparado ao marketing tradicional, as estratégias online têm um custo muito mais baixo. É possível, inclusive, definir ações de acordo com o seu orçamento, independentemente do tamanho desse orçamento.

Segmentação

Diferente das campanhas de marketing tradicional, no digital é possível segmentar os seus anúncios para os públicos de interesse de sua marca. É possível definir características especificas de quem receberá seu conteúdo, por exemplo: sexo, idade, interesses, entre outros. Uma boa segmentação pode fazer seu ROI de marketing decolar rapidamente, trazendo resultados incríveis para sua empresa.

Mensuração

No marketing digital é possível acompanhar, praticamente em tempo real, os resultados das ações realizadas. Assim, pode-se fazer as alterações, quando necessário, além de saber exatamente que tipo de anúncio ou conteúdo funciona melhor com seu público-alvo, melhorando sua performance constantemente.

Captura de prospectos

Quando se trabalha com marketing digital, há ainda a possibilidade de se atuar com a geração de leads, que é basicamente pedir uma forma de manter contato com seus clientes, criando assim uma base para ações futuras. Esse tipo de estratégia permite que se mantenha um relacionamento constante com seus clientes, aumentando suas chances de que eles comprem seus produtos e/ou serviços.

Agora que você já sabe dessas informações, qual campanha de marketing você acredita que pode trazer mais resultados para a sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Veja agora mesmo em nosso blog por onde começar seu planejamento de marketing digital.

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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