Como calcular o ROI de uma estratégia digital - Agência Converse

Como calcular o ROI de uma estratégia digital na fase de planejamento?

A pressão devido à enorme demanda faz Ricardo procurar constantemente ações inovadoras e objetivas que tragam resultados e justifiquem o investimento. Isso soa familiar? Saiba que existem saídas provenientes de um bom planejamento e análise de resultados. Hoje, os desafios diários do marketing digital aumentam a importância do Inbound Marketing em qualquer empresa.

Em outras palavras, tornar os usuários que conhecem a sua empresa em potenciais clientes nunca foi tão fundamental. Mas, como saber se as estratégias da minha empresa estão nesse caminho?

É aí que entender como calcular o ROI demonstra o seu valor. Ficou curioso(a)? Continue a leitura e tire essa e outras dúvidas!

O que é o ROI?

O ROI é uma sigla em inglês que significa Return On Investment, traduzindo para o português: Retorno Sobre Investimento. Basicamente, em um planejamento de marketing, essa métrica mede o impacto das estratégias utilizadas na vida financeira da empresa.

Assim,, trata-se de uma maneira de avaliar o custo-benefício de uma estratégia, se ela pode ser melhorada ou se deve ser eliminada em prol dos objetivos finais. O cálculo do ROI pode oferecer resultados abrangentes ou específicos para a sua empresa, desde o quanto a organização gerou em lucro no mês até o abalo financeiro de uma estratégia de mídia online.

Como calcular o ROI?

Entender como calcular o ROI não é uma tarefa difícil. Basta aplicar essa fórmula simples: ROI = Receita – Custo dos investimentos/Custo dos investimentos, e multiplicar o resultado por 100 para obter o valor em porcentagem.

Receita

Trata-se de tudo que retornou financeiramente para a sua empresa. Em uma estratégia de marketing digital, essa taxa depende bastante dos seus objetivos. A receita pode vir em quantidade de leads, quantidade de vendas, etc.

Custo dos investimentos

Novamente, o custo dos investimentos pode variar bastante diante dos objetivos da empresa. Pode ser quantificados reunindo, por exemplo, os salários dos funcionários que produzem o produto, a manutenção dos equipamentos audiovisuais, a taxa dos canais de promoção e divulgação, etc.

Trazendo um exemplo fictício, temos uma empresa que vende bicicletas. Cada uma custa R$400. Em 1 ano, essa empresa investiu R$30 mil (em produção, divulgação, etc) e vendeu 120 bicicletas. Qual foi o valor do ROI?

ROI = 120*400 (Receita) – 30.000 (Custo)/30.000 (Custo).

ROI = 48.000 – 30.000/30.000

ROI = 18.000/30.000

ROI = 0,6

ROI = 0,6*100

ROI = 60%

O resultado do ROI da nossa empresa fictícia foi muito bom! Quanto maior for o resultado, melhor.

Vale ressaltar que a interpretação do resultado do ROI deve estar de acordo com as metas traçadas pela empresa. Portanto, não há uma análise ideal desse processo, pois a lucratividade da empresa X pode não ser satisfatória para a empresa Y.

Qual a importância do ROI para minha empresa?

É fato que investir em uma estratégia digital de marketing é economicamente muito viável para uma empresa, pois grande parte do foco está no aumento de tráfego dos veículos online e conversão de leads em potenciais clientes.

Por isso, é fundamental que essa métrica seja acompanhada constantemente nesse processo, para que os investimentos feitos possam trazer os resultados estabelecidos no planejamento.

Além disso, com o ROI é possível reavaliar os gastos obrigatórios e adicionais inicialmente traçados. Talvez essa seja uma ótima forma de reduzir custos dentro da sua empresa.

Gostou de aprender como calcular o ROI? Que tal aprender também a melhorar ainda mais as decisões diante dos resultados da sua empresa no Google Analytics. Confira!

Maria Luiza

Maria Luiza é diretora da Agência Converse, agência digital especializada em Inbound Marketing. Possui certificado Google, Facebook, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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